domingo, 6 de novembro de 2011

Liga Zon Sagres - Braga x Benfica (10ª Jornada)

 Contexto
O Braga está a 5 pontos do Benfica, no 5º lugar. Vem de um jogo para a Europa League na 5ª Feira onde venceu confortavelmente.
O Benfica está em 2º lugar mas em caso de vitória fica em 1º isolado, a 2 pontos do 2º. Também jogou a meio da semana para a Champions League, em casa onde empatou 1-1.

1ª Parte
O Braga entrou em campo determinado a impor as suas condições, pressionando muito alto tentando impedir a 1ª fase de construção do Benfica fechando o espaço e as linhas de passe da linha defensiva obrigando Artur a bater para a frente. Caso a defesa do Benfica tivesse a bola, Lima fechava o espaço entre os centrais e os extremos pressionavam o lateral de forma a que este ficasse com as soluções reduzidas.
O Benfica tentou, dentro do possível, atacar com o seu habitual jogo apoiado com grande mobilidade dos jogadores do meio campo. Rúben Amorim aparecia regularmente em zonas centrais apesar de estar a jogar no corredor lateral o que acabava por criar desequilíbrios pois tornava-se no 'elemento estranho' para a defesa do Braga e gozava habitualmente de liberdade para receber e passar.
Apesar dos aspectos tácticos, este jogo ficou marcado por 3 paragens de jogo devido à falha parcial da iluminação do Estádio AXA. Com o total das paragens, jogaram-se 34' de compensação. Depois da última paragem (45'+19') o Braga já não entrou tão pressionante, as equipas pareciam gozar de mais espaço para jogar (a desconcentração poderá ser uma das causas das 3 longas paragens) e o golo acaba por aparecer de penalti causado pela mão de Emerson após um cruzamento de Salino.

2ª Parte
O Benfica entra em campo com um sistema táctico diferente, um pouco mais ofensivo e com menos garantias de segurança no meio campo. Aimar passou a sentir necessidade de vir buscar jogo a zonas muito recuadas mas ainda assim conseguiu em acções de penetração criar muitos desequilíbrios mas acabou por não ter efeitos práticos no jogo. Rodrigo assumia o papel de avançado mais móvel tendo a responsabilidade de ocupar o espaço entre o avançado e os médios. O Braga manteve o mesmo sistema ao longo do jogo, com todas as substituições a serem directas. Apesar de Hugo Viana e Djamal darem muita segurança defensiva, o Braga nunca deixou de procurar o golo com ambos os laterais a subirem no terreno para criarem desequilíbrios. Já nos últimos minutos, Jorge Jesus arrisca a segurança em detrimento de uma postura mais ofensiva colocando Bruno César por Rúben Amorim mas o golo acabou por não aparecer.

Jogadores-Chave
Hugo Viana era uma peça fundamental nas transições do Braga. Ewerton também fez uma exibição muito segura no centro da defesa.
Aimar foi a referência no Benfica, principalmente na 2ª parte, sendo sempre solicitado no processo ofensivo. Rodrigo também teve um par de boas oportunidades de fazer golo, marcou por uma vez com ajuda de Douglão.

Substituições
21' - Entra Leandro Salino para o lugar de Baiano. Troca directa entrando um médio centro para a posição de lateral direito por lesão de Baiano.
Int - Entra Rodrigo para o lugar de Nicolás Gaitán. O Benfica muda para 1-4-4-2 losango com Witsel do lado direito, Amorim do lado esquerdo e Aimar na posição 10 com Rodrigo e Cardozo no ataque.
73' - Entra Nolito para o lugar de Pablo Aimar. Nolita vai para o lado esquerdo, Amorim para a direita e Witsel para a posição 10.
73' - Entra Paulo César para o lugar de Hélder Barbosa. Troca directa.
77' - Entra Fran Mérida para o lugar de Mossoró. Troca directa.
83' - Entra Bruno César para o lugar de Rúben Amorim. Troca directa.

Golos
45' + 33' - Lima marca penalti para o centro da baliza com Artur Moraes a cair para o lado direito.
71' - Cruzamento do lado direito do ataque do Benfica para a grande área onde Salino cabeceia para a frente com a bola a ir ter a Rodrigo, este remata e a bola desvia em Douglão entrando na baliza.

Braga
1 - Quim
5 - Ewerton
8 - Mossoró (17 - Fran Mérida)
10 - Hélder Barbosa (9 - Paulo César)
15 - Baiano (25 - Leandro Salino)
18 - Lima
22 - Djamal
26 - Paulo Vinícius
30 - Alan
44 - Douglão
45 - Hugo Viana

Benfica
1 - Artur Moraes
3 - Emerson
4 - Luisão 
5 - Rúben Amorim (8 - Bruno César)
6 - Javi García
7 - Óscar Cardozo
10 - Pablo Aimar (9 - Nolito)
14 - Maxi Pereira
20 - Nicolás Gaitán (19 - Rodrigo)
24 - Garay
28 - Axel Witsel

Cartões Amarelos: Djamal (5'), Emerson (45' + 31'), Javi García (54'), Hugo Viana (58'), Mossoró (70'), Garay (75'), Alan (78') e Rúben Amorim (81').

Assistência: 18688 (Estádio Axa)

Clima: Noite (14ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário