domingo, 20 de novembro de 2011

Barclays Premier League - Chelsea x Liverpool (12ª Jornada)

Contexto
O Chelsea está em 4º lugar e em caso de vitória fica a 9 pontos do 1º.
O Liverpool está em 7º lugar e em caso de vitória fica a 12 pontos do 1º.

1ª Parte
O Chelsea jogou da sua forma habitual, ataque posicional a valorizar muito a posse da bola, com os centrais sempre muito em jogo a procurarem espaço para a 2ª fase de construção que acontecia normalmente com passe curto para um dos médios centro ou através de penetrações pelo corredor central de David Luiz. Aproveitaram bem a passividade dos avançados do Liverpool com os centrais a terem sempre muito espaço. Apesar da maior percentagem de posse da bola, o Chelsea não foi muito objectivo (muito por culpa da grande preocupação defensiva dos sectores defensivo e médio do Liverpool) não criando situações claras de finalização.
O Liverpool tinha um jogo mais directo, normalmente característico das equipas que jogam em 1-4-4-2 clássico. Quando tentavam jogar com passe curto faziam-no sempre direccionando o jogo para um dos corredores laterais devido à inferioridade numérica no meio campo (2 médios centro contra 3 do Chelsea). Ainda assim, os laterais Glen Johnson e José Enrique não subiram no terreno para ajudar no ataque de forma a controlar melhor o ataque do Chelsea.

2ª Parte
A única alteração no início da 2ª parte foi da parte do Chelsea. Villas-Boas abdicou do seu médio defensivo e colocou mais um jogador na frente. Esta troca fez com que o Chelsea acelera-se o jogo na direcção da baliza adversária devido à maior insegurança na troca de bola no sector recuado. Assim, naturalmente aumentaram as oportunidades para o Chelsea ao mesmo tempo que reduziu ligeiramente a percentagem da posse da bola e o empate apareceu de forma esperada. A partir daí ambas as equipas mantiveram a sua forma de jogar apesar de o Chelsea mostrar mais vontade de chegar ao golo e assumir uma postura cada vez mais ofensiva o que fez com que se reduzisse a responsabilidade nas transições defensivas. O golo do Liverpool aconteceu já perto do fim do jogo com Glen Johnson a aproveitar a subida de Ashley Cole. Notou-se neste jogo que Drogba é um jogador que está feito para o jogo directo, daí a razão pela qual não estar a ter um nível como em épocas anteriores.

Jogadores-Chave
David Luiz assume um papel importante no ataque do Chelsea tendo um papel desequilibrador, apesar de não ter sido eficaz neste jogo. Em termos exibicionais não houve grandes destaques.
José Enrique caminha no sentido de se tornar um dos melhores laterais esquerdos desta liga (provavelmente já o é) sendo muito forte nas duas fases do jogo. Charlie Adam é de uma simplicidade e eficácia muito grande, dando uma grande consistência a este meio campo de apenas 2 jogadores, tanto defensivamente (grande atitude) como ofensivamente.

Substituições
Int. - Entra Daniel Sturridge para o lugar de John Obi Mikel. Mudam para uma espécie de 1-4-4-2 com Mata a fica atrás de Drogba e Sturridge a ir para o lado direito. Ramires e Lampard ficam sós no meio.
65' - Entra Jordan Henderson para o lugar de Craig Bellamy. Entra basicamente para a mesma posição de Bellamy mas tem uma maior preocupação defensiva e recua bastante para ir buscar jogo.
77' - Entra Stewart Downing para o lugar de Maxi Rodríguez. Troca directa.
83' - Entra Fernando Torres para o lugar de Didier Drogba. Troca directa.
83' - Entra Raul Meireles para o lugar de Ramires. Troca directa. Uma forma de privilegiar a meia distância.
89' - Entra Andy Carrol para o lugar de Luis Suárez. Troca directa.

Golos
32' - Na primeira vez que o Liverpool tenta incomodar a 1ª fase de construção, num pontapé de baliza, Petr Cech passa para o meio, para Obi Mikel que demora muito a decidir e permite que Adam lhe roube a bola, Bellamy faz depois uma tabela com Suárez antes de abrir na esquerda para Maxi Rodríguez que isolado faz facilmente o golo.
54' - Malouda conduz a bola pelo lado esquerdo, flectindo para dentro sem oposição, remata cruzado à entrada da área com Sturridge a desviar ao 2º poste para o golo.
86' - Glen Johnson recebe um grande passe, de Adam, do lado direito e avança para área, dribla um adversário e remata já dentro da área facilmente ao 2º poste fazendo o golo.

Chelsea
1 - Petr Cech
2 - Branislav Ivanovic
3 - Ashley Cole
4 - David Luiz
7 - Ramires (16 - Raul Meireles)
8 - Frank Lampard
10 - Juan Mata
11 - Didier Drogba (9 - Fernando Torres)
12 - John Obi Mikel (23 - Daniel Sturridge)
15 - Florent Malouda
26 - John Terry

Liverpool
25 - Pepe Reina
2 - Glen Johnson
3 - José Enrique
5 - Daniel Agger
7 - Luis Suárez (9 - Andy Carrol)
11 - Maxi Rodríguez (19 - Stewart Downing)
18 - Dirk Kuyt
21 - Lucas Leiva
26 - Charlie Adam
37 - Martin Skrtel
39 - Craig Bellamy (14 - Jordan Henderson)

Cartões Amarelos: Lucas Leiva (28'), David Luiz (41'), Ramires (61'), Dirk Kuyt (63') e Ivanovic (78').

Assistência: 41820 (Stamford Brigde)

Clima: Céu limpo (10ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário