quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Champions League (Grupo H) - Milan x Barcelona (5ª Jornada)

Contexto
O Milan vem de 2 empates e 2 vitórias nos últimos 4 jogos, encontra-se no 2º lugar do Grupo H.
O Barcelona vem de 1 empate e 3 vitórias nos últimos 4 jogos, encontra-se no 1º lugar do Grupo H. A vitória do Barcelona garante a equipa espanhola no 1º lugar.

1ª Parte
Ofensivamente o Milan jogou praticamente em contra-ataque, explorando eventuais erros da equipa espanhola apesar de ter tentado ser proactivo na procura da bola pois entrou determinado a dificultar ao máximo a tarefa do Barcelona desde as primeiras fases de construção, tentando sempre cortar o maior número de linhas de passe possível mas a formação do Barcelona fez com que essa tarefa se tornasse inglória dado que os desdobramentos ofensivos dos jogadores do Barcelona faziam com que se criasse uma enorme superioridade numérica no meio-campo onde estavam 4 médios com o ponta de lança a descer para dar solução e os extremos ou centrais (Abidal e Puyol) a darem solução nos corredores laterais. Nas transições ofensivas do Milan, Prince Boateng tenta sempre aparecer no último terço actuando praticamente como 3º avançado.
No Barcelona, esta forma de atacar, com este sistema táctico, é aparentemente uma forma irresponsável na busca do domínio ofensivo no entanto, no meio de tanta liberdade e mobilidade dos jogadores do sector médio e ofensivo, Busquets (a par de Mascherano) é dos jogadores com maior rigor posicional tanto ofensiva como defensivamente. É ele que assegura a ocupação do espaço central da defesa quando um dos centrais exteriores precisam de fazer a contenção no corredor lateral. Os centrais exteriores, como foi escrito anteriormente, podem eventualmente subir pelo seu corredor para criar vantagem numérica mas o central exterior do lado contrário fecha automaticamente o corredor central quando necessário assegurando assim alguma consistência defensiva. Outro factor que permite algum 'à vontade' no ataque é a rápida transição defensiva do Barcelona que impede que o Milan explore os naturais desequilíbrios defensivos aquando esses momentos.

2ª Parte
O Milan entrou na 2ª parte com o sistema de 1-4-3-3 com Prince do lado direito e Pato do lado esquerdo. Esta foi talvez uma tentativa de explorar o vazio que se criava de forma natural dado o sistema do Barcelona com 3 centrais. Na primeira parte os avançados do Milan encontravam sempre oposição directa e desta forma, Pato e Prince já tinham mais espaço e tempo para decidir. Notou-se também um maior atrevimento dos laterais que subiam mais no terreno. Pouco antes dos 70', Alexis Sánchez passa para o lado direito, Thiago Alcântara vai para o lado esquerdo, Messi fica na sua posição habitual (ponta de lança) e Fàbregas desce para o meio campo, possivelmente numa tentativa de dar mais segurança ao meio campo porque apesar da enorme qualidade de Thiago Alcântara, o hispano-brasileiro gosta mais de arriscar no drible enquanto Fàbregas dará uma maior segurança a nível das decisões. Apesar disto, perto dos 80' é Fàbregas a sair para o lugar de Pedro, sendo que Thiago volta para o meio campo.

Jogadores-Chave
No Milan, Prince foi o jogador mais activo tanto na 1ª parte como na 2ª, apesar de perder algum protagonismo quando encostado ao flanco.
No Barcelona, Busquets teve um papel importantíssimo no processo defensivo. Ofensivamente, os suspeitos do costume, Xavi e Messi foram fantásticos na construção de jogo e criação de situações de finalização.

Substituições
Int. - Entra Alexandre Pato para o lugar de Robinho. Robinho teve uma exibição muito apagada. O Milan muda o sistema para 1-4-3-3 com Pato do lado esquerdo, Ibrahimovic no centro e Prince do lado direito.
65' - Entra Daniele Bonera para o lugar de Alessandro Nesta. Troca directa com Nesta a sair lesionado.
67' - Entra Alexis Sánchez para o lugar de David Villa. Troca directa. David Villa não teve exuberância que se lhe pedia.
71' - Entra Antonio Nocerino para o lugar de Mark van Bommel. Troca directa sendo Nocerino um jogador com instruções (ou tendências) mais ofensivas.
79' - Entra Pedro Rodríguez para o lugar de Cesc Fàbregas. Pedro vai para o lado esquerdo e Thiago, à altura a jogar nessa posição, vai para o meio campo.
90' - Entra Jonathan dos Santos para o lugar de Thiago Alcântara. Troca directa.

Golos
13' - Keita recebe uma bola do lado esquerdo, avança até à linha e cruza para a entrada da baliza onde Mark van Bommel encosta para a própria baliza.
19' - Seedorf dentro da área, descaído para o lado esquerdo, aguarda a entrada de Ibrahimovic para lhe colocar a bola rasteira com o sueco a marcar facilmente.
30' - Messi, de penalti, remata para o seu lado direito, junto ao poste, com Abbiati a advinhar o lado mas a não chegar à bola.
53' - Prince ganha a bola à entrada da área, passa por Abidal e descaído para o lado direito, remata forte ao 1º poste para o golo.
62' - Lionel Messi faz um grande passe de ruptura para Xavi que isolado faz o golo.

Milan
32 - Christian Abbiati
4 - Mark van Bommel (22 - Antonio Nocerino)
10 - Clarence Seedorf
11 - Zlatan Ibrahimovic
13 - Alessandro Nesta (25 - Daniele Bonera)
18 - Alberto Aquilani
19 - Gianluca Zambrotta
20 - Ignazio Abate
27 - Kevin-Prince Boateng
33 - Thiago Silva
70 - Robinho (7 - Alexandre Pato)

Barcelona
1 - Víctor Valdés
4 - Cesc Fàbregas (17 - Pedro Rodríguez)
5 - Carles Puyol
6 - Xavi
7 - David Villa (9 - Alexis Sanchés)
10 - Lionel Messi
11 - Thiago Alcântara (28 - Jonathan dos Santos)
14 - Javier Mascherano
15 - Seydou Keita
16 - Sergio Busquets
22 - Éric Abidal

Cartões Amarelos: Alberto Aquilani (23'), Alessandro Nesta (29'), Lionel Messi (30'), Mark van Bommel (33'), Carles Puyol (42'), Éric Abidal (45'+1'), Javier Mascherano (84') e Gianluca Zambrotta (85').

Assistência: 78927 (Giuseppe Meazza)

Sem comentários:

Enviar um comentário