domingo, 27 de novembro de 2011

Barclays Premier League - Liverpool x Manchester City (13ª Jornada)

Contexto
O Liverpool está em 7º lugar com possibilidade de igualar o Chelsea no 5º lugar em caso de vitória.
O Manchester City está em 1º lugar a 4 pontos do 2º e com menos um jogo, e está a 12 pontos do Liverpool.

1ª Parte
O Liverpool apresenta-se muito consistente defensivamente, processo onde apenas Suárez ficava à frente da linha da bola. Defendia com 2 linhas de 4 jogadores com Lucas entre ambas as linhas. Ofensivamente, o Liverpool tentava construir jogo, quase sempre pelos corredores laterais com ambos os defesas laterais a fazer overlap aos extremos com bola. Apesar da criatividade de Henderson e a capacidade de passe de Adam, a 3º fase de construção raramente se fazia pelo corredor central. Muitas vezes tentavam também o contra-ataque mas sem sucesso.
O Manchester City conseguiu um maior domínio do jogo, jogando em ataque posicional e mostrando uma enorme paciência para construir jogo. Silva era claramente o elo de ligação entre o meio campo e o ataque. Touré não se mostrou tão ofensivo como é habitual, dando uma enorme consistência defensiva ao City no corredor central. Sempre que podiam, os laterais subiam no terreno de forma a criarem desequilíbrios.

2ª Parte
Ambas as equipas entram da mesma forma que saíram na 1ª parte mas o jogo começa com o Liverpool a querer impor o seu domínio libertando mais jogadores no processo ofensivo. As subidas constantes dos laterais do Liverpool fez com que Milner tivesse de se preocupar mais a nível defensivo mas isso não aconteceu do lado esquerdo da defesa do City com Nasri (depois Balotelli) a serem quase inexistentes a nível defensivo. A entrada de Dzeko poderá ter sido um indicador de Mancini para promover o jogo directo como forma de contra-ataque de forma a tentar aproveitar o domínio do Liverpool para criar situações de surpresa para defesa adversária, no entanto as coisas ficaram diferentes no minuto seguinte após a expulsão de Balotelli (2º amarelo). Silva teve de passar para o corredor lateral esquerdo (ele cujo processo ofensivo não é definitivamente a sua especialidade) onde, com a equipa em superioridade numérica, tinha de se preocupar em fechar o corredor para impedir as subidas de Richards. Desta forma, só com Dzeko na frente, o City quase que deixou de incomodar Reina e Dalglish lança Carrol mudando para 1-4-4-2. Continuando perigosos no jogo lateral, agora tinham 2 referências na área e conseguiram assim criar situações flagrantes de golo (valei Joe Hart ao City). Mancini viu-se, perto do fim, obrigado a colocar Touré como 3º central, assumindo de forma clara que o objectivo passava a ser o empate. Esta solução perfeitamente compreensível dado as características do jogo do Liverpool que estava apostado em criar perigo através de cruzamentos para os 2 pontas de lança.

Jogadores-Chave
No Liverpool, a equipa valeu como um todo na forma como defendeu. O sector defensivo esteve particularmente bem no jogo.
No Manchester City o melhor em campo foi claramente Joe Hart com um conjunto de defesas fantásticas, salvando o City da derrota.

Substituições
64' - Entra Mario Balotelli para o lugar de Samir Nasri. Troca directa com Balotelli a mostrar menos preocupações defensivas que Nasri que esteve muito pouco em jogo.
81' - Entra Dzeko para o lugar de Kun Agüero. Troca directa entrando um jogador mais possante, possivelmente para o jogo directo do contra-ataque.
83' - Entra Andy Carrol para o lugar de Dirk Kuyt. Carrol fica a jogar a ponta de lança com Henderson a passar para o lado direito do meio campo e o Liverpool passa a jogar em 1-4-4-2.
90' - Entra Kolo Touré para o lugar de David Silva. Touré vai jogar para central com o City a jogar em 1-5-3-1.

Golos
30' - Canto marcado por David Silva, do lado direito do ataque, ao 1º poste onde aparece Kompany com o ombro a desviar a bola que entra ao 2º poste.
32' - Adam, no corredor central arrisca o remate de meia distância que é desviado por Lescott para a baliza, traindo Joe Hart.

Liverpool
25 - Pepe Reina
2 - Glen Johnson
3 - José Enrique
5 - Daniel Agger
7 - Luis Suárez
14 - Jordan Henderson 
18 - Dirk Kuyt (9 - Andy Carrol)
19 - Stewart Downing
21 - Lucas Leiva
26 - Charlie Adam
37 - Martin Skrtel

Manchester City
25 - Joe Hart
2 - Micah Richards
4 - Vicent Kompany
6 - Lescott
7 - James Milner
16 - Kun Agüero (10 - Dzeko)
18 - Gareth Barry
19 - Samir Nasri (45 - Mario Balotelli)
21 - David Silva (28 - Kolo Touré)
22 - Gaël Clichy
42 - Yaya Touré

Cartões Amarelos: Vicent Kompany (12'), Gareth Barry (31'), Mario Balotelli (76' e 82'), James Milner (85') e Andy Carrol (89').

Cartões Vermelhos: Mario Balotelli (82').

Assistência: 45071 (Anfield Road)

Clima: Céu pouco nublado (10ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário