sábado, 3 de dezembro de 2011

Barclays Premier League - Newcastle x Chelsea (14ª Jornada)

Contexto
O Newcastle está em 4º lugar a 9 pontos do 1º lugar.
O Chelsea está em 5º lugar a apenas 1 ponto do Newcastle.

1ª Parte
O Newcastle entrou em campo determinado a pressionar bem alto, no meio campo do Chelsea, tentando recuperar a bola o mais à frente possível. Nas transições defensivas, era notória a preocupação em cortar as linhas de passe curto do portador da bola, especialmente a Oriol Romeu que era normalmente o jogador requisitado para rodar o centro do jogo. No processo ofensivo, utilizavam o ataque posicional para tentar criar situações de perigo.
O Chelsea esteve mais retraído no processo defensivo, preocupando-se em defender de forma coesa no seu próprio meio campo, permitindo o Newcastle construir jogo desde o seu guarda-redes sem grandes interferências. Villas-Boas apostou nas transições ofensivas e foi de situações de contra-ataque que criou várias situações de perigo. O jogador alvo foi quase sempre Sturridge que soube aproveitar muito bem o espaço entre o central e o lateral esquerdo Ryan Taylor que subia regularmente no terreno. O facto de o Newcastle jogar com a linha defensiva avançada fez com que houvesse muito espaço entre os centrais e o guarda-redes e o primeiro instinto dos jogadores do Chelsea após recuperarem a bola era ver se havia condições de explorar o jogo directo. Quando não era possível, utilizava-se o ataque posicional característico da equipa de Londres.

2ª Parte
O Newcastle começa a 2ª parte com 2 avançados muito fortes fisicamente (entrada de Shola Ameobi) e a sua necessidade de marcar para anular a desvantagem fez com que o jogo fosse mais aberto, com mais oportunidades. Com isto, aumentaram também as oportunidades do Chelsea que continuou a explorar, e bem, o contra-ataque. Não houve alterações nos sistemas tácticos com as substituições e estas visaram um maior risco ofensivo por parte do Newcastle, devido às características dos jogadores e uma gestão de esforço por parte do Chelse que a meio da semana vai ter um jogo decisivo para a Champions League. Os dois golos no final coincidiram com a lesão de Steven Taylor que apesar de continuar no campo não estava com condições de participar eficazmente nas acções defensivas.

Jogadores-Chave
No Newcastle, Demba Ba na 1ª parte e Shola Ameobi na 2ª foram extremamente perigosos, sendo muito inteligentes na forma como abordam os lances ofensivos. A melhor exibição, ainda assim, foi para Tim Krul que levou a melhor em todas as situação de 1x1, salvando o Newcastle de uma derrota mais dilatada.
No Chelsea, Sturridge foi dos jogadores mais importantes pois era o alvo de todos os contra-ataques e cumpriu a sua missão criando muito perigo.

Substituições
27' - Entra James Perch para o lugar de Fabricio Coloccini. Troca directa. Coloccini estava a conceder muito espaço nas suas costas para Sturridge e Pardew ou quis colocar alguém mais rápido para que pudesse continuar a jogar com a linha defensiva avançada ou viu algum problema físico em Coloccini quer estaria a comprometer a organização defensiva. 
Int - Entra Shola Ameobi para o lugar de Hatem Ben Arfa. Ben Arfa esteve muito apagado na 1ª parte e assim o Newcastle ganha outra referência na frente de ataque.
60' - Entra Raul Meireles para o lugar de Frank Lampard. Troca directa.
70' - Entra Sammy Ameobi para o lugar de Peter Lovenkrands. Troca directa. Sammy é um jogador mais explosivo e com boa capacidade de drible, capaz de criar mais desequilíbrios através de acções individuais.
74' - Entra Salomon Kalou para o lugar de Juan Mata. Troca directa. Provavelmente a pensar no jogo com o Valencia a meio da semana, uma forma de poupar Mata.
78' - Entra Fernando Torres para o lugar de Didier Drogba. Troca directa. Refresca-se o ataque com um jogador mais explosivo.

Golos
37' - Do lado esquerdo do ataque, Cole faz o lançamento para Mata que recebe e junto à linha de fundo cruza ao 1º poste onde aparece Drogba a cabecear para o golo.
88' - Torres isola-se e conduz a bola até à área, deixou-se alcançar por um adversário, ainda tentou o remate mas depois de ficar com o ressalto, passou para o meio onde Kalou, sozinho, rematou para o golo.
91' - Sturridge na área, do lado direito, corta para dentro e remata rasteiro ao 2º poste fazendo o golo.

Newcastle
26 - Tim Krul
2 - Fabricio Coloccini (14 - James Perch)
4 - Yohan Cabaye
5 - Danny Simpson
8 - Danny Guthrie
10 - Hatem Ben Arfa (23 - Shola Ameobi)
11 - Peter Lovenkrands (28 - Sammy Ameobi)
16 - Ryan Taylor
19 - Demba Ba
25 - Gabriel Obertan
27 - Steven Taylor

Chelsea
1 - Petr Cech
2 - Branislav Ivanovic
3 - Ashley Cole
4 - David Luiz
6 - Oriol Romeu
7 - Ramires
8 - Frank Lampard (16 - Raul Meireles)
10 - Juan Mata (21 - Salomon Kalou)
11 - Didier Drogba (9 - Fernando Torres)
23 - Daniel Sturridge
26 - John Terry

Cartões Amarelos: David Luiz (3'), Sturridge (84'), Danny Simpson (86'), Ryan Taylor (93') e John Terry (93').

Assistência: 52305 (Sports Direct Arena)

Clima: Céu nublado (7ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário