quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

UEFA Champions League (Grupo A) - Manchester City x Bayern Munique (6ª Jornada)

Contexto
O Manchester City está em 3º lugar (sem hipóteses de chegar ao 1º). Para se manter na Champions League precisa de ganhar e esperar que o Nápoles não ganhe.
O Bayern Munique já tem o 1º lugar do grupo garantido.

1ª Parte
Com a vitória a interessar mais ao City que ao Bayern, era naturalmente a equipa da casa a assumir o controlo do jogo, até porque o Bayern entrou com uma equipa de recurso (naturalmente, dado que tinham o 1º lugar assegurado) deixando no banco jogadores como Neuer, Van Buyten, Lahm, Ribéry e Gómez. O City, das poucas vezes que não tinha a posse da bola, pressionava alto e quando tinham a posse da bola, preferiam jogar em segurança, trocando a bola entre os sectores defensivo e médio de forma a encontrar espaço para atacar a baliza de Butt. Ainda perto do início do jogo, Nasri troca com Silva, algo que acabou por ser muito importante com um claro aumento de produção do jogador espanhol.
O Bayern, sem bola, defendia no seu meio campo, tentando dificultar a troca de bola dos médios adversários mas sem nunca comprometer a coesão defensiva, que era maior no corredor central, tanto que o Manchester City tinha muitas dificuldades, apesar do domínio, em criar situações de perigo. Grande parte das jogadas de perigo do City aconteciam através de desequilíbrios individuais. Devido à forte pressão do City, o Bayern quase não existiu em termos ofensivos e viam-se muitas vezes obrigados a chutar a bola sem critério nem êxito para o meio campo adversário.

2ª Parte
Na 2ª parte, Silva voltou para o lado esquerdo e Nasri para a direita e foi esta a única alteração que aconteceu. O Bayern estava a fechar muito bem o corredor central e talvez esta mudança tenha sido uma forma de aproveitar os cruzamentos para a área e o fortíssimo jogo aéreo de Dzeko. O jogo esteve mais aberto, com o City a ser menos incisivo na pressão ao portador da bola o que permitiu o Bayern tê-la durante mais tempo mas nem assim foram muito perigosos para a baliza de Joe Hart. O golo do City surgiu relativamente cedo (51') e a partir daí já se notou que ambas as equipas estavam a aceitar o resultado como certo apesar de o Bayern ainda procurar o golo de honra mas sempre sem sucesso. Pouco tempo depois soube-se que o Nápoles estava em vantagem o que apesar da vitória do City, colocava a equipa inglesa na Europa League.

Jogadores-Chave
No City temos de referir, apesar de pouco vistoso, Dzeko que fez as 2 assistências para golo que apesar de não serem espectaculares foram muito eficazes e mostraram um excelente sentido de equipa do ponta de lança Bósnio.
No Bayern pouco se viu, talvez seja de realçar o jogo de Tymoschuk que esteve muito bem defensivamente com intercepções importantes.

Substituições
76' - Entra Nigel de Jong para o lugar de Dzeko. De Jong vai para o lugar de Touré com este a subir para extremo esquerdo e Silva para a posição 10.
80' - Entra Mario Balotelli para o lugar de Yaya Touré. Troca directa.
80' - Entra Takashi Usami para o lugar de Nils Peterson. Usami vai para extremo direito, Pranjic para extremo esquerdo, Alaba para 10 e Olic para ponta de lança.
83' - Entra Adam Johnson para o lugar de David Silva. Johnson passa a jogar a estremo esquerdo com Balotelli a passar para a posição 10.

Golos 
36' - Depois de um lançamento de Savic, Barry cruza do lado direito para a entrada da área onde Dzeko combina de primeira com Silva e este remate ao 2º poste sem hipóteses de defesa.
51' - Touré no meio campo passa para Agüero na direita e procura o espaço na frente, Agüero passa para Dzeko na esquerda que dá de primeira para Touré que isolado remata rasteiro para o golo.

Manchester City
25 - Joe Hart
4 - Vicent Kompany
6 - Lescott
10 - Dzeko (34 - Nigel de Jong)
15 - Stefan Savic
16 - Kun Agüero
18 - Gareth Barry
19 - Samir Nasri
21 - David Silva (11 - Adam Johnson
22 - Gaël Clichy
42 - Yaya Touré (45 - Mario Balotelli)

Bayern Munique
22 - Hans-Jörg Butt 
9 - Nils Peterson (14 - Takashi Usami)
11 - Ivica Olic
13 - Rafinha
17 - Jérôme Boateng
23 - Danijel Pranjic
26 - Diego Contento
27 - David Alaba
28 - Holger Badstuber
30 - Luiz Gustavo
44 - Anatoliy Tymoschuk

Cartões Amarelos: Ivica Olic (13') e Luiz Gustavo (34').

Assistência: 46002 (Ettihad Stadium)

Clima: Céu nublado (5ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário