sábado, 10 de dezembro de 2011

Liga BBVA - Real Madrid x Barcelona (16ª Jornada)

Contexto
O Real Madrid está em 1º lugar a 3 pontos do 2º (que é o Barcelona) mas com 1 jogo a menos. Têm o melhor ataque e a segunda melhor defesa.
O Barcelona está em 2º lugar, tem o segundo melhor ataque e a melhor defesa. Este é o último jogo antes da partida para o Japão onde irá jogar para o Campeonato do Mundo de Clubes.

1ª Parte
Real Madrid não pressionava na 1ª fase de construção, procurando sempre organizar-se defensivamente perto do seu próprio meio campo. No entanto eram muito assertivos na pressão ao portador da bola quando este entrava no seu meio campo defensivo, tentando sempre aglomerar vários jogadores perto da bola de forma a criar várias coberturas ao jogador que fazia a contenção para assim tentar anular a grande capacidade que os jogadores do Barcelona têm no 1x1. No processo ofensivo, o Real era uma equipa de processos simples tentando sempre rápidas transições ofensivas aproveitando o desposicionamento da defesa do Barcelona (resultante da grande mobilidade dos seus jogadores). Quando o contra-ataque não era possível, optavam por manter a bola numa zona de segurança procurando espaço para lançar ataques rápidos, normalmente através de lançamentos directos para os corredores laterais para assim aproveitar a subida dos laterais do Barcelona.
O Barcelona jogou sem surpresas, com o seu estilo de jogo habitual. Muita posse da bola com critério, ou seja, a posse não era um fim mas sim um meio para encontrar espaços livres na zona defensiva do Real para poderem ser explorados. Devido à grande concentração defensiva do Real Madrid, os jogadores do Barcelona viram-se obrigados a arriscar o drible para criar desequilíbrios e conseguiram com isso ganhar alguns livres perigosos. Os jogadores apresentaram uma mobilidade muito grande com várias trocas pontuais de posição onde as que mais se notavam era a descida de Fàbregas para apoiar o meio campo e participar na construção de jogo e o aparecimento de Iniesta no corredor esquerdo que ficava muitas vezes livre devido à ausência de Sanchéz nessa zona. O jogo foi bastante equilibrado (apesar da esperada supremacia do Barcelona na percentagem da posse da bola) onde os golos apareceram de um erro defensivo (golo do Real) e de um desequilíbrio de Messi (que driblou vários jogadores antes de assistir Sanchéz para o golo do Barcelona).

2ª Parte
Apesar das duas equipas terem entrado com o mesmo sistema e os mesmos jogadores, o Real Madrid entrou mais pressionante tentando ganhar a bola em zonas mais avançadas mas por conseguinte, abriu mais espaços para o Barcelona explorar e naturalmente aumentaram as situações de perigo para o Barcelona. Mourinho coloca Kaká e Khedira em campo mostrando assim a sua ambição colocando uma equipa mais ofensiva mas depois surgem os 2 golos que colocaram o Barcelona com uma clara vantagem, muito difícil de anular. A última substituição do Real teve também uma intenção mais ofensiva enquanto as substituições do Barelona serviram para refrescar jogadores no sector ofensivo, excepto a primeira que foi a única que mostrou uma intenção mais cautelosa e defensiva (entrada de Keita).

Jogadores-Chave
No Real Madrid, Casillas destacou-se pelas importantes defesas que fez no jogo.
No Barcelona, Messi e Sanchéz foram muito importantes criando vários desequilíbrios.

Substituições
57' - Entra Kaká para o lugar de Mesut Özil. Troca directa. Özil estava a ter uma prestação muito discreta.
61' - Entra Sami Khedira para o lugar de Lass Diarra. Troca directa. Khedira é um jogador com características mais ofensivas, Diarra teve muito pouca influência a nível ofensivo.
67' - Entra Gonzalo Higuaín para o lugar de Ángel Di María. Benzema passa para o lado esquerdo, Ronaldo para a direita e Higuaín fica como ponta de lança. Higuaín é um jogador mais posicional que Benzema o que fez com que o Real Madrid se tornasse mais ofensivo.
78' - Entra Seydou Keita para o lugar de Cesc Fàbregas. Iniesta vai para o lado esquerdo, Keita fica como médio centro e Sanchéz fica como ponta de lança.
83' - Entra David Villa para o lugar de Alexis Sanchéz. Troca directa.
88' - Entra Pedro Rodríguez para o lugar de Andrés Iniesta. Pedro vai para o lado direito, Villa para o lado esquerdo e Messi fica como ponta de lança.

Golos
0' - Valdés faz um mau passe que é interceptado por Di María que tenta de imediato isolar Benzema com este passe também a ser interceptado e na sobra, Özil remata, a bola bate num adversário e sobra para Benzema que remata com apenas Valdés à sua frente, fazendo o golo.
29' - Messi consegue passar por vários jogadores do Real no meio campo e depois lança Sanchéz em profundidade que já dentro da área consegue rematar cruzado para o golo.
52' - Depois de um corte da defesa do Real Madrid para o corredor central, Xavi remata de primeira com a bola a bater em Marcelo e a trair Casillas.
65' - Numa transição ofensiva, Daniel Alves recebe a bola no lado direito e cruza ao 2º poste onde aparece Fàbregas a cabecear para o golo.

Real Madrid
1 - Iker Casillas
3 - Pepe
4 - Sergio Ramos
7 - Cristiano Ronaldo
9 - Karim Benzema
10 - Mesut Özil (8 - Kaká)
12 - Marcelo
14 - Xabi Alonso
15 - Fábio Coentrão
22 - Ángel Di María (20 - Gonzalo Higuaín)
24 - Lass Diarra (6 - Sami Khedira)

Barcelona
1 - Víctor Valdés
2 - Daniel Alves
3 - Gerard Piqué
4 - Cesc Fàbregas (15 - Seydou Keita)
5 - Carles Puyol
6 - Xavi
8 - Andrés Iniesta (17 - Pedro Rodríguez)
9 - Alexis Sanchéz (7 - David Villa)
10 - Lionel Messi
16 - Sergio Busquets
22 - Éric Abidal

Cartões Amarelos: Xabi Alonso (25'), Alexis Sanchéz (26'), Lionel Messi (36'), Gerard Piqué (47'), Lass Diarra (60'), Pepe (61') e Sergio Ramos (69').

Assistência: Desconhecido (Santiago Bernabéu)

Clima: Chuva (2ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário