segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Barclays Premier League - Chelsea x Manchester City (15ª Jornada)

Contexto
O Manchester City está em 1º lugar com 38 pontos. Ainda não perdeu esta época e tem apenas 2 empates.
O Chelsea está em 5º lugar com 28 pontos e em caso de vitória igual a nível pontual o Tottenham no 3º lugar.

1ª Parte
O Chelsea teve muitas dificuldades em impor o seu jogo devido à forte pressão do City. Os jogadores mostraram alguma rigidez posicional o que facilitou a tarefa defensiva dos adversários. Nos últimos jogos foi notório o recuo da linha defensiva do Chelsea em relação ao que era habitual no início da época, no entanto foi através de um passe para as costas da defesa que o City marcou o 1º golo.
O Manchester City comandou o jogo, conseguindo com relativa facilidade manter a bola em seu poder, muito graças à grande mobilidade dos seus jogadores. Silva jogou um pouco mais recuado que o habitual o que promoveu muitos movimentos ofensivos, Balotelli do lado direito também ia muitas vezes para a zona central e Milner do lado esquerdo também tinha facilidade em abandonar o flanco para outras zonas. Defensivamente o City entrou a pressionar muito alto não permitindo o Chelsea trocar a bola como está habituado. A meio da primeira parte houve um abrandamento na pressão do City mas ainda assim mostravam-se muito assertivos na ocupação dos espaços no meio campo defensivo.

2ª Parte
Na 2ª parte David Silva apareceu numa posição mais avançada, à imagem do que vem sendo habitual num sistema de 1-4-2-3-1. Apesar da mudança, o jogo mantinha-se equilibrado e o factor de desequilíbrio aconteceu aquando a expulsão de Clichy. Zabaleta passa para lateral esquerdo, Milner faz de lateral direito até à entrada de Kolo Touré e o City perde por completo a iniciativa. O Chelsea tinha então o domínio do jogo e procurava os espaços para criar perigo mas o bom posicionamento dos jogadores do City fez com que o Chelsea tivesse muitas vezes de optar pelos cruzamentos para a área onde o City era mais forte devido ao maior poder físico. Mesmo com o maior domínio do Chelsea, natural pela superioridade numérica no campo, foi preciso um penalti (mão de Lescott na área) para desbloquear o resultado. Depois disso os papeis de Mancini (que estava conformado com o empate) e Villas-Boas alterou-se com as substituições a serem no sentido do jogo directo por parte do City e da segurança defensiva por parte do Chelsea.

Jogadores-Chave
No Chelsea, Juan Mata mostrou-se sempre muito perigoso no flanco esquerdo. Ramires assumiu uma maior preponderância na 2ª parte com boas incursões ofensivas.
No City, David Silva fez um bom jogo ofensivamente, com uma excelente capacidade de passe e de ocupação dos espaços livres mas também defensivamente com algumas recuperações de bola por antecipação.

Substituições
63' - Entra Kolo Touré para o lugar de Kun Agüero. O City joga agora em 1-4-4-1 com Balotelli a ponta de lança, Milner na esquerda e Silva do lado direito.
72' - Entra Frank Lampard para o lugar de Raul Meireles. Troca directa.
74' - Entra Nigel de Jong para o lugar de David Silva. Barry passa para o lado esquerdo, Milner para o lado direito e de Jong joga no meio com Touré. Uma forma de aumentar a consistência defensiva do meio campo.
83' - Entra Florent Malouda para o lugar de Juan Mata. Troca directa.
85' - Entra Dzeko para o lugar de Lescott. O City joga agora num 1-3-4-2 com Mancini a tirar um central para colocar um ponta de lança.
87' - Entra Obi Mikel para o lugar de Daniel Sturridge. O Chelsea ganha assim vantagem em termos de força e altura abdicando de um extremo para colocar um homem extra no meio campo com tendência defensiva.


Golos
1' - Agüero conduz a bola da direita para o centro, no meio campo, e faz um passe de ruptura isolando Balotelli que passa por Cech e marca facilmente.
32' - Sturridge recebe a bola na direita, dribla um adversário e ganha a linha de fundo cruzando a meia altura para o centro da área onde aparece Meireles a rematar para o golo.
81' - De penalti, Lampard remata forte ao centro da baliza com Hart a cair para o seu lado esquerdo.

Chelsea
1 - Petr Cech
2 - Branislav Ivanovic
3 - Ashley Cole
6 - Oriol Romeu
7 - Ramires
10 - Juan Mata (15 - Florent Malouda)
11 - Didier Drogba
16 - Raul Meireles (8 - Frank Lampard)
17 - José Bosingwa
23 - Daniel Sturridge (12 - Obi Mikel)
26 - John Terry

Manchester City
25 - Joe Hart
4 - Vicent Kompany
5 - Pablo Zabaleta
6 - Lescott (10 - Dzeko)
7 - James Milner
16 - Kun Agüero (28 - Kolo Touré)
18 - Gareth Barry
21 - David Silva (34 - Nigel de Jong)
22 - Gaël Clichy
42 - Yaya Touré
45 - Mario Balotelli

Cartões Amarelos: Raul Meireles (35'), Lescott (40'), Gaël Clichy (46' e 57'), Oriol Romeu (62'), Ramires (73') e Didier Drogba (77').

Cartão Vermelho: Gaël Clichy (57')

Assistência: Desconhecido (Stamford Bridge)

Clima: Chuva (9ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário