domingo, 18 de dezembro de 2011

FIFA Club World Cup 2011 - Santos x Barcelona (Final)

Contexto
O Santos eliminou nas meias-finais o Kashiwa Reysol por 3-1.
O Barcelona eliminou nas meias-finais o Al-Sadd por 4-0.

1ª Parte
O Santos teve muitas dificuldades em manter a posse da bola e apostou claramente nos contra-ataques para poder criar perigo. Apesar de jogarem com 3 centrais, o facto de terem 2 avançados centro fez com que perdessem o meio campo com uma clara inferioridade numérica. Em condições normais, isto é algo que prejudica a capacidade de uma equipa em construir jogo, frente ao Barcelona torna a tarefa quase impossível. No centro do terreno estavam apenas Henrique e Arouca com o Danilo (acabou por ser substituído) e Léo muito colados ao corredor lateral. Defensivamente não pressionaram muito, preocupando-se principalmente em fechar espaços e cortar linhas de passe.
O Barcelona jogou com o seu já habitual 1-3-4-3 com um losango no meio campo que dominou por completo a posse da bola. A grande mobilidade do sector ofensivo e médio fez com que os 2 médios centro adversários não conseguissem acompanhar a bola e fixar a jogada.

2ª Parte
No início desta 2ª parte, a diferença mais significativa em relação à primeira parte foi o facto de Elano ocupar agora uma posição mais central e com Léo mais recuado o que transformou o sistema táctico do Santos uma espécie de 1-4-3-1-2. A vantagem desta alteração foi o Santos passar a ter uma maior ocupação do corredor central com o Barcelona a ter um pouco mais de dificuldades a avançar no terreno por esse corredor, por outro lado abriram mais espaço nos corredores laterais e foi exactamente aí que o Barcelona começou a avançar no terreno e a criar perigo. O domínio da equipa europeia manteve-se com os jogadores sempre no sítio certo para dar linhas de passe ao portador da bola e nas raras vezes que isso não acontecia, era a capacidade individual que vinha ao de cima para desequilibrar a organização defensiva dos brasileiros.

Jogadores-Chave
No Santos, apesar dos 4 golos sofridos, Rafael fez uma exibição bastante razoável na baliza. Ganso foi dos mais influentes no meio campo com uma visão de jogo acima da média.
No Barcelona foi o inevitável Messi a destacar-se no meio de toda a excelência da equipa do Barcelona.

Substituições
30' - Entra Elano para o lugar de Danilo. Troca directa.
55' - Entra Javier Mascherano para o lugar de Gerard Piqué. Troca directa.
78' - Entra Pedro Rodríguez para o lugar de Thiago Alcântara. Troca directa.
78' - Entra Alan Kardec para o lugar de Borges. Troca directa.
82' - Entra Ibson para o lugar de Ganso. Troca directa.
84' - Entra Andreu Fontàs para o lugar de Carles Puyol. Troca directa.

Golos
16' - Messi à entrada da área, descaído para o lado direito, faz uma combinação directa com Xavi e já dentro da área fixa o guarda-redes e pica a bola por cima do mesmo.
23' - Daniel Alves vindo do lado direito aproxima-se da grande área e cruza rasteiro para Xavi que aparece à entrada da área vindo de trás, este tira um adversário do caminho e remata rasteiro para o golo.
44' - Na direita Daniel Alves cruza para Messi que aguenta uma carga, mantém a bola e devolve a Daniel Alves que da linha de fundo cruza com o Rafael a desviar para o meio, Thiago cabeceia, Rafael volta a defender mas a bola sobra para Fàbregas que remata para o golo.
81' - Num contra-ataque, Daniel Alves recebe a bola à entrada da área e passa para Messi que se isola, tira o Rafael do caminho e faz facilmente o golo.

Santos
1 - Rafael Cabral
2 - Edu Dracena
3 - Léo
4 - Danilo (8 - Elano)
5 - Arouca
6 - Durval
7 - Henrique
9 - Borges (19 - Alan Kardec)
10 - Ganso (18 - Ibson)
11 - Neymar
14 - Bruno Rodrigo

Barcelona
1 - Víctor Valdés
2 - Daniel Alves
3 - Gerard Piqué (14 - Javier Mascherano)
4 - Cesc Fàbregas
5 - Carles Puyol (24 - Andreu Fontàs)
6 - Xavi
8 - Andrés Iniesta
10 - Lionel Messi
11 - Thiago Alcântara (17 - Pedro Rodríguez)
16 - Sergio Busquets
22 - Éric Abidal

Cartões Amarelos: Gerard Piqué (38'), Javier Mascherano (70'), Ganso (72') e Edu Dracena (73').

Assistência: 68166 (International Stadium Yokohama)

Clima: Noite (9ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário