sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Barclays Premier League - Liverpool x Newcastle (19ª Jornada)

Classificação Jornada 18
6º - Liverpool (31 pontos)
7º - Newcastle (30 pontos)

1ª Parte
O Liverpool usa o ataque posicional como método de jogo ofensivo, tentando trocar a bola em segurança à procura de espaço para atacar, preferencialmente pelos corredores laterais. Fizeram vários cruzamentos para a grande área, principalmente do lado direito onde Downing puxava a bola para o pé esquerdo cruzando na direcção da baliza. O Liverpool teve muita facilidade no início do jogo em manter a bola devido à superioridade numérica no meio campo mas com o decorrer do jogo o Newcastle começou a fechar mais o corredor central.
O Newcastle iniciou o jogo apostando claramente no ataque rápido e contra-ataque. Vuckic jogou atrás de Demba Ba e pareceu que o seu papel, defensivamente, era dificultar a 2ª fase de construção do Liverpool, fechando as linhas de passe dos defesas para os médios centro mas mostrou-se pouco eficaz nessa tarefa, tal como ofensivamente que pouco apareceu.

2ª Parte
O Newcastle procurava constantemente Demba Ba através do jogo directo mas os centrais do Liverpool fizeram um excelente trabalho ao anular o jogador senegalês. Com o decorrer da 2ª parte viu-se uma ligeira alteração da tendência do jogo com o Newcastle a assumir um maior controlo do jogo e o Liverpool a descer bastante as suas linhas defensiva e do meio campo de forma a consolidar a sua presença no terço mais defensivo. Apesar disso o Newcastle não soube usar essa maior facilidade na troca de bola para criar situações perigosas de finalização. O jogo voltou a alterar-se com a entrada de Gerrard com o Liverpool a tornar-se imediatamente mais perigoso e com os golos a aparecerem naturalmente com o decorrer do jogo.

Jogadores-Chave
No Liverpool, Bellamy foi muito importante pelos golos que marcou mas Gerrard, apesar de entrar apenas na 2ª parte, foi marcante pelo perigo que criou através da sua capacidade de passe e também pelo golo que marcou.
No Newcastle não houve grandes destaques, sendo que até o golo foi marcado por um jogador do Liverpool.

Substituições
Int - Entra Davide Santon para o lugar de Ryan Taylor. O Liverpool atacou muito pelo lado direito e Taylor já tinha um cartão amarelo pelo que era um risco tê-lo em campo.
58' - Entra Steven Gerrard para o lugar de Charlie Adam. Gerrard vem de lesão e não é titular pela falta de ritmo. Passa a jogar com uma função mais ofensiva que os colegas do meio campo.
64' - Entra Hatem Ben Arfa para o lugar de Haris Vuckic. Troca directa. Vuckic fez um jogo muito discreto e a sua saída era já esperada.
73' - Entra Dirk Kuyt para o lugar de Craig Bellamy. Troca directa com Bellamy a sair com um corte na sobrancelha.
84' - Entra Sami Ameobi para o lugar de Gabriel Obertan. Troca directa.

Golos
24' - Cruzamento do lado esquerdo de Ryan Taylor, com o pé direito, com a bola a bater no ombro de Agger, já dentro da pequena área e a trair Reina.
28' - Adam ganha uma sobra no lado direito da grande área, ganha a linha de fundo e cruza tenso para a pequena área com a defesa do Newcastle a tirar a bola para o centro da área onde Bellamy aparece sozinho para rematar para o golo.
66' - Livre directo a meio do meio campo ofensivo, descaído para o lado direito, marcado por Bellamy em força com Simpson a atrapalhar a acção de Krul e a facilitar o golo.
77' - Henderson recebe bola à entrada da área, no centro descaído para o lado esquerdo, e faz um passe de ruptura para Gerrard que perto da baliza remata rasteiro e cruzado para o golo.

Liverpool
25 - Pepe Reina
2 - Glen Johnson
3 - José Enrique
5 - Daniel Agger
9 - Andy Carroll
14 - Jordan Henderson
19 - Stewart Downing
20 - Jay Spearing
26 - Charlie Adam (8 - Steven Gerrard)
37 - Martin Skrtel
39 - Craig Bellamy (18 - Dirk Kuyt)

Newcastle
26 - Tim Krul
2 - Fabricio Coloccini
4 - Yohan Cabaye
5 - Danny Simpson
6 - Mike Williamson
16 - Ryan Taylor (3 - Davide Santon)
18 - Jonás Gutiérrez
19 - Demba Ba
24 - Cheik Tioté
25 - Gabriel Obertan (28 - Sami Ameobi)
29 - Haris Vuckic (10 - Hatem Ben Arfa)

Cartões Amarelos: Jonás Gutiérrez (27') e Ryan Taylor (35')

Assistência: 44372 (Anfield Road)

Clima: Noite (9ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário