sábado, 31 de dezembro de 2011

Barclays Premier League - Chelsea x Aston Villa (19ª Jornada)

Classificação Jornada 18
4º Chelsea (34 pontos)
12º Aston Villa (20 pontos)

1ª Parte
O Chelsea teve um grande domínio na posse da bola durante toda a 1ª parte. Trocou muito a bola procurando espaços no corredor central. Mata caía muito no centro deixando o corredor para Cole aproveitar mas o Chelsea não tentou muitos cruzamentos. Houve muita dificuldade em chegar à área adversária devido à acção dos adversários e como tal, Meireles tentou muitas vezes o passe longo para os jogadores de ataque para conseguir progredir no terreno. Defensivamente não se mostrou muito assertivo na procura da bola, descendo até ao seu meio campo e procurando ganhar aí a bola.
O Aston Villa utilizou um sistema táctico mais rígido que o Chelsea, com as posições dos jogadores bem definida. Tiveram uma postura muito defensiva, com as linhas muito juntas e recuadas. Apostou claramente no contra-ataque onde os extremos procuravam bolas em profundidade com Ireland a ajudar nos desequilíbrios.

2ª Parte
Com o decorrer da 2ª parte ia-se notando na intenção do Aston Villa manter este resultado, continuando fechados no seu meio campo defensivo, deixando apenas o ponta de lança na frente para assegurar a via do contra-ataque. O Chelsea continuou a dominar o jogo mas também continuou a utilizar vários passes longos para os jogadores da frente. Com a alteração do sistema táctico (de 1-4-3-3 para 1-4-4-2 lonsango) as coisas mantiveram-se na mesma, o Chelsea com imenso espaço para jogar, a avançarem com muitos homens (eram frequentes as penetrações de David Luiz apesar de serem inconsequentes) e o Aston Villa a defenderem muito bem e a lançarem logo que possível o contra-ataque. O Chelsea tem de se queixar de si próprio depois de consentir os 2 últimos golos com erros infantis dos seus jogadores (o 2º golo do Villa foi mostra dum péssimo posicionamento de John Terry e David Luiz e o 3º foi uma infantilidade de Lampard a falhar um passe no corredor central, isolando Ireland). Apesar disso também é preciso notar que não conseguiu criar grandes oportunidades, as melhores surgiram de tentativas de longe de Torres e Bosingwa.

Jogadores-Chave
No Chelsea, Mata foi dos jogadores mais solicitados, dando a entender ser o principal elo de ligação na 3ª fase de construção.
No Aston Villa, Ireland fez um grande jogo mostrando ter uma capacidade técnica e visão de jogo acima da média. Ambos os centrais, Collins e Dunne, também estiveram muito fortes anulando por completo o jogo directo do Chelsea.

Substituições
56' - Entra Frank Lampard para o lugar de Oriol Romeu. Meireles passa para médio defensivo.
62' - Entra Fernando Torres para o lugar de Daniel Sturridge. O Chelsea passa a jogar em 1-4-4-2 losango com Torres e Drogba na frente e Mata a 10.
74' - Entra José Bosingwa para o lugar de Paulo Ferreira. Paulo Ferreira é mais defensivo que Bosingwa e com o novo sistema exigia-se um lateral ofensivo.
77' - Entra Darren Bent para o lugar de Charles N'Zogbia. Bent fica a jogar a ponta de lança e Agbonlahor vai para o lado esquerdo.
77' - Entra Gary Gardner para o lugar de Marc Albrighton. Troca directa.
83' - Entra Barry Bannan para o lugar de Stilian Petrov. Troca directa depois de Petrov ter pedido para sair.

Golos
22' - Penalti marcado por Drogba, rasteiro ao centro da baliza, descaído para o lado direito, com a bola a passar por baixo do corpo do guarda-redes.
27' - N'Zogbia arranca para dentro da área do lado esquerdo, ganha a linha de fundo e passa atrasado para Ireland que remata de primeira contra Terry que está em cima da linha de golo, na recarga faz o golo.
82' - Clark faz um passe para Petrov que aparece entre os centrais, este isola-se e frente ao guarda-redes remata rasteiro para o golo.
85' - Ireland intercepta um passe de Lampard e isola-se, fixa o guarda-redes e passa para o lado direito para Bent rematar para o golo.

Chelsea
1 - Petr Cech
3 - Ashley Cole
4 - David Luiz 
6 - Oriol Romeu (8 - Frank Lampard)
7 - Ramires
10 - Juan Mata
11 - Didier Drogba
16 - Raul Meireles
19 - Paulo Ferreira (17 - José Bosingwa)
23 - Daniel Sturridge (9 - Fernando Torres)
26 - John Terry

Aston Villa
22 - Brad Guzan
3 - Stephen Warnock
5 - Richard Dunne
6 - James Collins 
7 - Stephen Ireland
10 - Charles N'Zogbia (9 - Darren Bent)
11 - Gabriel Agbonlahor
12 - Marc Albrighton (38 - Gary Gardner)
19 - Stiliyan Petrov (25 - Barry Bannan)
21 - Ciaran Clark
24 - Carlos Cuéllar

Cartões Amarelos: John Terry (31') e Carlos Cuéllar (66').

Assistência: 41332 (Stamford Brigde)

Clima: Céu pouco nublado (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário