sábado, 15 de outubro de 2011

Barclays Premier League - Liverpool x Manchester United (8ª Jornada)

Contexto
O Liverpool encontra-se em 5º lugar com 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Está a 6 pontos do 1º lugar que é o Manchester United que tem 6 vitórias e 1 empate. Em termos de lesionados, apenas o Manchester United tem dois jogadores indisponíveis que são Rafael e Cleverley mas ambos os clubes têm vários jogadores recuperados de lesão que poderão ainda não ter ritmo de jogo como é o caso de Vidic e Gerrard.

1ª Parte
O Liverpool entrou em jogo de uma forma muito cautelosa com os extremos com muitas preocupações defensivas. No processo defensivo, defendiam à zona com um sistema de 1-4-5-1. Ofensivamente mostraram pouca mobilidade com os jogadores muitas vezes a terem de arriscar lances individuais para criar desequilíbrios. Atacaram muito pelo corredor central com os extremos a procurarem muito a bola em zonas interiores.
O Manchester United entrou em campo com várias mudanças no onze habitual. Foi, aparentemente, um onze composto de forma a responder às ameaças do Liverpool. Park, um extremo muito combativo e competente no processo defensivo, do lado direito, parece ter sido uma forma de atenuar as subidas do lateral José Enrique que é muito perigoso no ataque. No processo defensivo optavam por esperar pelo Liverpool no seu meio campo mas tentavam que fosse a linha defensiva do Liverpool a trazer a bola, não permitindo aos médios adversários construir no meio campo adversário. Evra era o lateral mais ofensivo, não só pela sua natureza mas também porque jogando Young do lado esquerdo, ficava sempre a faltar um jogador esquerdino que desse a opção dos cruzamentos da linha de fundo no corredor lateral esquerdo.

2ª Parte
A primeira alteração aconteceu no Liverpool mas a mesma não mudou o sistema táctico apesar de talvez ter colocado mais alguma tendência ofensiva na equipa. O jogou continuou a apresentar poucas oportunidades de golo e o primeiro apareceu mesmo num lance de bola parada. Depois do resultado estar em 1-0 o Manchester United colocou Nani do lado direito, ignorando uma potencial ameaça de José Enrique naquele corredor lateral e entra Rooney para o ataque com Giggs a passar para o lado esquerdo. Apesar de Giggs ter uma excelente visão de jogo e capacidade técnica, não é um jogador de último terço e como tal a mudança do 1-4-4-1-1 para 1-4-4-2 acabou por ser natural dada a necessidade de aumentar o volume ofensivo. No entanto foi a entrada de Chicharito (e a passagem de Rooney para médio centro) que acabou por ser a chave do empate, que surgiu novamente de um lance de bola parada. Assim se resume um jogo pouco interessante.

Jogadores-Chave
Luis Suárez foi incansável no ataque do Liverpool procurando criar situações de perigo em todos os lances apesar de não ter sido muito solicitado.
No Manchester United, David de Gea terá sido dos melhores jogadores fazendo algumas defesas muito importantes.

Substituições
56' - Entra Jordan Henderson para o lugar de Lucas Leiva. Henderson passa a jogar atrás de Suárez com Gerrard a descer para médio centro, jogando ao lado de Adam.
68' - Entra Nani para o lugar de Ashley Young. Nani vai jogar para o lado direito.
68' - Entra Wayne Rooney para o lugar de Park Ji-Sung. Rooney fica a jogar como 2º avançado com Giggs a passar para o corredor lateral esquerdo.
75' - Entra Chicharito para o lugar de Phil Jones. Chicharito fica a avançado juntamente com Welbeck com Rooney a descer para médio centro.

Golos
67' - Livre para o Liverpool à entrada da área, descaído para a direita, marcado por Gerrard a passar entre os dois últimos jogadores da barreira (Giggs desvia-se da bola) e a entrar na baliza.
80' - Nani marca um canto do lado esquerdo do ataque para a entrada da pequena área onde Welbeck desvia de cabeça e Chicharito cabeceia para a baliza fazendo o golo.

Liverpool
25 - Pep Reina
3 - José Enrique
7 - Luis Suárez
8 -Steven Gerrard
18 - Dirk Kuyt
19 - Stewart Downing
21 - Lucas Leiva (14 - Jordan Henderson)
23 - Jamie Carragher
26 - Charlie Adam
34 - Martin Kelly
37 - Martin Skrtel

Manchester United
1 - David de Gea
3 - Patrice Evra
4 - Phil Jones (14 - Chicharito)
5 - Rio Ferdinand
6 - Jonny Evans
11 - Ryan Giggs
12 - Chris Smalling
13 - Park Ji-Sung (10 - Wayne Rooney)
18 - Ashley Young (17 - Nani)
19 - Danny Welbeck
24 - Darren Fletcher

Cartões Amarelos: Lucas Leiva (27'), Ashley Young (42'), Rio Ferdinand (53') e Patrice Evra (64').

Assistência: 45065 (Anfield Road)

Clima: Céu limpo (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário