sábado, 28 de janeiro de 2012

Liga BBVA - Real Madrid x Zaragoza (21ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
1º Real Madrid (49 Pontos)
20º Zaragoza (12 Pontos)

1ª Parte
O Real Madrid optou por um jogo de muita posse, sempre orientada no sentido de virar o jogo o mais depressa possível de forma a criar espaços no ataque, preferencialmente nos corredores laterais (Özil e Ronaldo). Quem normalmente virava o jogo eram os médios Granero e Alonso, de formas distintas com o primeiro a optar pela condução de bola e passe curto e Alonso a optar regularmente pelos passes longos. Esta rápida alteração do corredor de jogo mostrou-se muito importante dada a forma de defender do adversário.
O Zaragoza tinha como principal (e praticamente única) forma de ataque o contra-ataque. Normalmente era Aranda que actuava como referência de todas as tentativas de contra-ataque. Defensivamente recuavam muito as linhas, deixando apenas Aranda na frente, concentrando muitos jogadores no corredor central de forma a direccionarem o jogo do Real Madrid para os corredores laterais, onde o Zaragoza tentava ganhar a bola com uma forte pressão dos jogadores circundantes. Para assegurar essa superioridade numérica nos corredores laterais, Luis García e Lafita viram-se obrigados a jogar em terrenos muito recuados o que limitava o processo ofensivo da equipa.

2ª Parte
O Real Madrid consegue marcar um golo cedo, colocando-se em vantagem perante uma equipa que estava a ter sérias dificuldades em atacar. A entrada de Postiga tentava mudar esse aspecto dando mais amplitude ao Zagaroza no entanto abria mais espaços no meio campo, apesar da intenção de Postiga fechar a zona dos médios defensivos, zona onde passava grande parte do jogo. Coincidência ou não, logo a seguir o Real Madrid volta a marcar e o jogo fica praticamente decidido. O jogo manteve-se igual e a entrada de Lass Diarra fez com que o Real Madrid mantive-se mais a bola e fosse menos incisivo nas acções ofensivas o que mostrou a tendencia de jogo até ao final, apesar da lesão de Marcelo por volta dos 75' que fez com que Callejón passa-se para lateral esquerdo e Marcelo fosse para extremo / médio centro fazer número, fechando apenas os espaços e intervindo o menos possível no jogo para não agravar a lesão.

Jogadores-Chave
No Real Madrid tanto Granero como Özil, mesmo que em posições diferentes, mostraram uma excelente visão de jogo e tiveram uma grande influência no jogo.
No Zaragoza, Lafita foi o jogador que esboçou mais perigo no ataque com várias movimentações ofensivas.

Substuições
54' - Entra Hélder Postiga para o lugar de Rúben Micael. Postiga joga ligeiramente atrás de Aranda. Uma substituição de risco para o Zaragoza.
61' - Entra Lass Diarra para o lugar de Xabi Alonso. Troca directa entrando um jogador com menos capacidade de acelerar o jogo mas mais capacidade de condução de bola.
65' - Entra Pablo Barrera para o lugar de Aranda. Barrera fica a fechar mais atrás no terreno, desfazendo-se assim a mudança táctica feita aos 54'.
66' - Entra Callejón para o lugar de Kaká. Özil passa para a posição 10 com Callejón a ficar do lado direito.
71' - Entra Gonzalo Higuaín para o lugar de Karim Benzema. Troca directa.
73' - Entra Abraham para o lugar de Luis García. Barrera passa para o lado direito. Dá-se assim mais consistência defensiva à equipa.

Golos
10' - Livre marcado rapidamente para Aranda que consegue entrar na grande área do lado direito e cruzar rasteiro para Lafita que encosta para o golo.
31' - Carvalho do lado esquerdo do meio campo ofensivo faz um passe de ruptura isolando Kaká que na área remata rasteiro cruzado para o golo.
48' - Granero à entrada da área abre Özil do lado direito que cruza rasteiro para Ronaldo que à boca da baliza encosta para o golo.
55' - Granero passa para Kaká no meio que dá de primeira na esquerda para Özil que já perto da baliza remata em força para o golo.

Real Madrid
1 - Iker Casillas
2 - Ricardo Carvalho
3 - Pepe
7 - Cristiano Ronaldo
8 - Kaká (21 - Callejón)
9 - Karim Benzema (20 - Gonzalo Higuaín)
10 - Mesut Özil
11 - Esteban Granero
12 - Marcelo
14 - Xabi Alonso (24 - Lass Diarra)
16 - Hamit Altintop

Zaragoza
1 - Roberto
3 - Javier Paredes
5 - Maurizio Lanzaro
7 - Carlos Aranda (16 - Pablo Barrera)
10 - Luis García (21 - Abraham)
14 - Paulo da Silva
15 - Tomislav Dujmovic
17 - Ángel Lafita
18 - Rúben Micael (9 - Hélder Postiga)
23 - Apoño
24 - Ivan Obradovic

Cartões Amarelos: Javier Paredes (25') e Cristiano Ronaldo (62').

Assistência: Desconhecido (Santiago Bernabéu)

Clima: Céu limpo (7ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário