domingo, 5 de fevereiro de 2012

Barclays Premier League - Chelsea x Manchester United (24ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
2º Manchester United (54 pontos)
4º Chelsea (42 pontos)

1ª Parte
Os extremos do Chelsea, juntamente com Mata, não tinham muito pressa em descer para ajudar a equipa no processo defensivo, sendo que Meireles e Essien tiveram um papel muito importante ao fechar o corredor central e respectivos corredores laterais nas transições ofensivas do United. No processo ofensivo, o Chelsea jogou em ataque posicional com Torres a descer muitas vezes no campo para vir buscar jogo para distribuir pelos extremos. Mata tinha um papel muito móvel como 10 a procurar sempre o espaço vazio para receber a bola, a toda a largura do campo. Em organização defensiva, Mata pressionava a linha defensiva de forma a tirar tempo e espaço aos centrais para que estes não pudessem criar desequilíbrios.
O Manchester United defendia muito atrás em organização defensiva, como é habitual, juntando as linhas defensiva e média perto da sua área de forma a tirar o máximo de espaço ao adversário nesse terço do campo. Esta poderá ser também uma forma de fazer subir a equipa adversária de forma a torná-la mais vulnerável nas transições. Ofensivamente, devido ao facto do Chelsea estar a fechar muito bem o corredor central, via-se sempre obrigado a procurar os corredores laterais para atacar, com os avançados Welbeck e Rooney a aparecerem várias vezes nas alas para receberem a bola.

2ª Parte
O Chelsea teve uma entrada nesta 2ª parte muito feliz ao marcar 2 golos em 5 minutos. Com o resultado em 3-0, Alex Fergunson fez 2 substituições mais ofensivas, sem mudar o sistema táctico mas alterando a dinâmica do jogo colocando um ponta de lança muito móvel mas melhor finalizador que Welbeck e pondo Scholes fazendo descer Valencia para lateral (jogador ofensivo por natureza) e colocando Welbeck num corredor. Fica assim com um flanco direito muito ofensivo, que faria com que Bosingwa não atacasse tanto como é costume. O Chelsea perde o domínio do jogo e o Manchester United vai criando várias dificuldades, procurando mais o corredor central aproveitando as movimentações de Chicharito que dava linhas de passe e abria espaços para serem explorados por Rooney. Já com o resultado em 3-2, o Chelsea passa a jogar em 1-4-3-3 com um meio campo de características mais defensivas, dando mais consistência a nível da ocupação dos espaços a nível defensivo mas tal não impediu do United empatar o jogo.

Jogadores-Chave
No Chelsea, Mata teve influência directa com um golo e uma assistência. Ivanovic, apesar do penalti cometido, esteve muito bem defensivamente, principalmente na primeira parte.
No Manchester United, Chicharito teve um papel fundamental dando uma nova dinâmica ao ataque do United, marcando inclusivamente um golo. David De Gea também foi importantíssimo com 2 grandes defesas já perto do fim, a manter o empate.

Substituições
52' - Entra Chicharito para o lugar de Ashley Young. Welbeck passa para o lado esquerdo e Chicharito joga a ponta de lança.
63' - Entra Paul Scholes para o lugar de Rafael. Valencia passa para lateral esquerdo, Welbeck para a direita, Giggs para a esquerda e Scholes para o centro.
70' - Entra Oriol Romeu para o lugar de Daniel Sturridge. O Chelsea joga agora em 1-4-3-3 com Romeu e médio defensivo, Meireles e Essien a médios interiores e Mata do lado direito.
84' - Entra Park Ji-Sung para o lugar de Danny Welbeck. Troca directa entrando um jogador com maior capacidade defensiva.

Golos
35' - Sturridge finta Evra no lado direito, já dentro da área, ganhando a linha e flectindo para o meio cruzando depois para o meio com a bola a bater em Evans e a entrar na baliza.
46' - Ivanovic abre na direita para Torres que cruza à vontade para o 2º poste onde Mata aparece a rematar de primeira para um grande golo.
50' - Livre do lado direito do ataque marcado por Mata para a entrada da pequena área onde David Luiz cabeceia com a bola a desviar em Ferdinand e a entrar na baliza.
57' - Rooney, de penalti, a rematar ao ânglo do lado esquerdo com Cech a atirar-se para o lado contrário.
68' - Rooney, de penalti, atira a meia altura para o lado direito com Cech a atirar-se para o lado contrário.
83' - Depois da defesa de Cech para o lado, Giggs recupera a bola no lado esquerdo e cruza para a pequena área onde Chicharito aparece sozinho a cabecear para o golo.

Chelsea
1 - Petr Cech (c)
2 - Branislav Ivanovic
4 - David Luiz
5 - Michael Essien
9 - Fernando Torres
10 - Juan Mata
15 - Florent Malouda
16 - Raul Meireles
17 - José Bosingwa
23 - Daniel Sturridge (6 - Oriol Romeu)
24 - Gary Cahill

Manchester United
1 - David De Gea
3 - Patrice Evra (c)
5 - Rio Ferdinand
6 - Jonny Evans
10 - Wayne Rooney
11 - Ryan Giggs
16 - Michael Carrick
18 - Ashley Young (14 - Chicharito)
19 - Dany Welbeck (13 - Park Ji-Sung)
21 - Rafael (22 - Paul Scholes)
25 - Luís Valencia

Cartões Amarelos: Fernando Torres (30'), Branislav Ivanovic (45') e Patrice Evra (49').

Assistência: 41668 (Stamford Bridge)

Clima: Céu nublado (2ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário