sábado, 11 de fevereiro de 2012

Barclays Premier League - Manchester United x Liverpool (25ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
2º Manchester United (55 Pontos)
7º Liverpool (39 Pontos)

1ª Parte
O facto do Manchester United ter uma excelente capacidade de fechar e abrir o seu jogo, através do posicionamento dos seus jogadores e a excelente capacidade de pressionar o portador da bola nos momentos de transição defensiva, faz com que a habitual inferioridade numérica no meio campo (apenas 2 médios centro) não se faça sentir. Conseguiram ter a bola em segurança, procurando muitas vezes os corredores laterais durante o processo ofensivo, tentando aproveitar os cruzamentos para a área para conseguir a finalização dos 2 pontas e de Scholes que entrava várias vezes na grande área.
O Liverpool optava por recuar as linhas no processo defensivo e não ousava pressionar muitos o portador da bola com os jogadores do United a terem tempo e espaço para a tomada de decisão, mesmo no corredor central. Optaram claramente por explorar o contra-ataque, tentando aproveitar a velocidade de Suárez que era a referência ofensiva.

2ª Parte
A 2ª parte começou praticamente com o golo do Manchester United e 50' de jogo já o Liverpool perdia por 2-0. Após uma 1ª parte em que o Liverpool criou pouco perigo para o United, era óbvio que alguma coisa tinha de ser alterada na equipa. A opção foi a mudança de sistema de jogo para 1-4-4-2 com Carrol e Suárez como jogadores mais ofensivos. Apesar de o Liverpool ter colocado mais gente na frente, continuou uma equipa muito passiva no processo defensivo e pouco fazia para recuperar a bola. A falta de mobilidade dos seus jogadores  no processo ofensivo também não facilitou a sua acção pois o Manchester United desceu mais as linhas e foram magistrais a fechar os espaços para o adversário. A partir daqui, o Liverpool teve um pouco mais a bola, mais devido ao facto do Manchester ter abdicado de atacar tanto que por mérito próprio, conseguiu marcar de bola parada mas o jogo pareceu sempre controlado para a equipa da casa.

Jogadores-Chave
No Manchester United Rooney foi o homem do jogo pela influência directa no resultado. Destaque para o sector médio que esteve muito bem tanto defensivamente como ofensivamente.
No Liverpool não houve ninguém que se destacasse, após uma exibição algo apagada.

Substituições
60' - Entra Andy Carrol para o lugar de Jay Spearing. Sai o médio defensivo e entra um ponta de lança, o Liverpool joga assim em 1-4-4-2.
60' - Entra Craig Bellamy para o lugar de Stewart Dowining. Troca directa. Downing fez um jogo muito apagado e Bellamy é um jogador mais ofensivo.
74' - Entra Charlie Adam para o lugar de Dirk Kuyt. Adams joga no meio campo com Gerrard e Henderson passa para o lado direito. Tentativa de aproveitar o maior virtuosismo de Henderson para criar desequilíbrios na defesa adversária.

Golos
46' - Canto marcado do lado direito por Ryan Giggs para a entrada da pequena área com a bola a ser desviada por Henderson e a sobrar para Rooney que de primeira remata para o golo.
49' - Spearing perde a bola para Valencia que consegue isolar Rooney que já dentro da área, só com Reina pela frente, remata rasteiro para o golo.
79' - Livre marcado a meio do meio campo para a grande área, a bola bate em Ferdinand que não a consegue aliviar e esta sobra para Suárez que remata para o golo.

Manchester United
1 - David De Gea
3 - Patrice Evra
5 - Rio Ferdinand
6 - Jonny Evans
10 - Wayne Rooney
11 - Ryan Giggs
16 - Michael Carrick
19 - Danny Welbeck
21 - Rafael
22 - Paul Scholes
25 - Luís Valencia

Liverpool
25 - Pepe Reina
2 - Glen Jonhson
3 - José Enrique
5 - Daniel Agger
7 - Luis Suárez
8 - Steven Gerrard
14 - Jordan Henderson
18 - Dirk Kuyt (26 - Charlie Adam)
19 - Stewart Downing (39 - Craig Bellamy)
20 - Jay Spearing (9 - Andy Carrol)
37 - Martin Skrtel

Cartões Amarelos: Stewart Downing (44') e Michael Carrick (79').

Assistência: 74844 (Old Trafford)

Clima: Céu nublado (0ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário