sábado, 11 de fevereiro de 2012

Liga Zon Sagres - Marítimo x Sporting (18ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
4º Sporting (32 Pontos)
5º Marítimo (29 Pontos)

1ª Parte
O Marítimo opta por fechar as linhas no processo defensivo, sem gastar muita energia a pressionar a linha defensiva adversária e tenta explorar tanto quanto possível os passes de ruptura nos contra-ataques e ataques rápidos. Seria o estereótipo de uma equipa pequena contra uma equipa grande, não fosse a sua predisposição para manter a posse da bola quando o contra-ataque não é viável. Têm 3 avançados muito rápidos e mesmo em ataque posicional, tentam fazer uso dessa arma, sendo os atacantes muito inteligentes nas desmarcações de ruptura. No processo ofensivo, o Marítimo solicita muitos os centrais na manutenção da posse da bola o que faz subir a equipa adversária e aumentar assim a possibilidade de colocar as bolas nas costas da defesa.
O Sporting tem muitas dificuldades em manter a bola no meio campo ofensivo, com o meio campo adversário a ser muito forte na pressão ao portador da bola. Como está a actuar com a defesa subida, a equipa do Marítimo acaba por também ter de baixar as suas linhas no processo defensivo e os jogadores do Sporting têm muito pouco espaço para jogar o que acaba por precipitar a perda da bola.

2ª Parte
Apenas o Sporting fez alterações ao intervalo, que visaram uma maior capacidade técnica e capacidade para manter a bola. O seu jogo ganhou alguma racionalidade, foram capazes de rodar mais o jogo e realizar mais ataques à baliza do Peçanha. O Marítimo manteve-se com o mesmo onze mas foi descendo cada vez mais as suas linhas, abdicando da iniciativa do jogo para apostar cada vez mais no contra-ataque. Apesar disso, o Sporting não conseguiu criar situações de golo e o Marítimo, num contra-ataque marcou o 2º golo. Domingos ainda mudou o seu sistema para 1-4-4-2 mas não conseguiu superar a equipa do Marítimo que esteve sempre muito bem organizada.

Jogadores-Chave
No Marítimo, Danilo Dias foi o jogador mais importante, não só pelo golo mas pela importância na estratégia para este jogo, com excelentes movimentações de ruptura.
No Sporting foi Elias o jogador que mais tentou ligar a equipa no processo ofensivo (mais na 2ª parte que na 1ª) tendo uma grande influência na 2ª e 3ª fase de construção.

Substituições
Int - Entra Stijn Schaars para o lugar de André Carrillo. Schaars fica a jogar no meio campo, a interior esquerdo.
Int - Entra Marat Izmailov para o lugar de Bruno Pereirinha. Izmailov joga do lado esquerdo e Matías vai para o lado direito. Há um aumento de criatividade e capacidade de manutenção da posse da bola com estas substituições.
62' - Entra Sebastián Ribas para o lugar de Fito Rinaudo. Alteração para 1-4-4-2 com Ribas e Ricky na frente de ataque.
71' - Entra João Luiz para o lugar de Benachour. Troca directa
82' - Entra Fábio Felício para o lugar de Héldon. Troca directa.
89' - Entra Robson para o lugar de Danilo Dias. Entra um defesa por um avançado, para defender os últimos minutos.

Golos
20' - Canto marcado do lado direito do ataque do Marítimo, a defesa do Sporting alivia a bola para a entrada da área e Benachour remata de primeira com o pé esquerdo com Rui Patrício a não conseguir completar a defesa e a bola a entrar na baliza.
59' - Briguel cabeceia uma bola lançada por Peçanha para Héldon que dribla um avdersário, a bola sobra para Benachour que isola Danilo Dias para este fazer o golo só com Rui Patrício pela frente.

Marítimo
1 - Peçanha
8 - Roberto Sousa
16 - Roberge
17 - Leocísio Sami
18 - Luís Olim
20 - Héldon (48 - Fábio Felício)
21 - Briguel
25 - Rafael Miranda
30 - Danilo Dias (3 - Robson)
44 - João Guilherme
81 - Benachour (28 - João Luiz)

Sporting
1 - Rui Patrício
5 - Oguchi Onyewu
9 - Ricky van Wolfswinkel
14 - Matías Fernández 
18 - André Carrillo (8 - Stijn Schaars)
19 - Santiago Arias
21 - Fito Rinaudo (32 - Sebastián Ribas)
25 - Bruno Pereirinha (10 - Marat Izmailov)
48 - Emiliano Insúa
77 - Elias
93 - Xandão

Cartões Amarelos: Benachour (17'), Oguchi Onyewu (18'), Emiliano Insúa (31'), Xandão (38'), Héldon (50') e Elias (71').

Assistência: Desconhecido (Barreiros)

Clima: Céu nublado (17ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário