quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Europa League - Porto x Manchester City (1/16 de Final - 1ª Mão)

1ª Parte
Ambas as equipas jogam em ataque posicional. O Porto mostrou muita qualidade na troca da bola, procurando bastante os médios centro que tinham como missão abrir nos corredores laterais, normalmente em profundidade. Também foi notável a capacidade dos jogadores do Porto saírem das zonas de pressão do Manchester City quase sempre de forma apoiada mantendo as opções de ataque organizado em aberto. Defensivamente, escolheram as zonas do corredor lateral como a sua zona de pressão onde os médios interiores, laterais e extremos ajudavam na pressão ao portador da bola e na intercepção das linhas de passe.
O Manchester City jogou com um bloco baixo durante a fase defensiva, optando por esperar o Porto no seu meio campo defensivo. Apenas Balotelli incomodava eventualmente os centrais do Porto com Touré a preocupar-se mais em fechar a zona interior onde estava habitualmente Fernando. A boa actuação defensiva do sector ofensivo e médio do Porto fez com que o City fosse obrigado a jogar longo algumas vezes e foi assim que criou as melhores ocasiões de golo. De referir que depois da entrada de Mangala (e passagem de Maicon para o lado direito da defesa), David Silva trocou de flanco com Nasri. Maicon é menos perigoso ofensivamente do que seria Danilo e David Silva estava a comprometer defensivamente do lado direito pelo que a troca foi perfeitamente lógica na optimização das características naturais do jogador espanhol.

2ª Parte
O Manchester City entrou mais ofensivo com David Silva do lado direito do ataque a entrar para dentro e Richards a subir muito no terreno. Era uma tentativa de explorar a grande tendência ofensiva de Álvaro Pereira. Apesar disso, foi com mais um lançamento longo que o Manchester City conseguiu o golo do empate. A partir daí o jogo ficou a favor do City que foi consolidando a equipa defensivamente, através das substituições, e conseguiu ainda marcar o golo da vitória. O Porto tentou várias bolas nas costas da defesa do City mas eram sempre direccionadas para zonas menos perigosas, nos corredores laterais pelo que a defesa conseguiu sempre recuperar a posição e pouco perigo houve para os mesmos nesta 2ª parte.

Jogadores-Chave
No Porto, Fernando fez um grande jogo a nível defensivo com várias intercepções e sempre no local certo ofensivamente dando linhas de passe seguras para o portador da bola. 
No Manchester City Lescott fez um grande jogo anulando Hulk enquanto este jogou como ponta de lança. Touré também teve um papel muito importante na manobra ofensiva da equipa. 

Substituições
21' - Entra Mangala para o lugar de Danilo. Danilo lesionou-se, Mangala entra para central e Maicon passa para lateral direito.
76' - Entra Kléber para o lugar de Silvestre Varela. Kléber fica como ponta de lança e Hulk passa para o lado direito. Hulk rende claramente mais no corredor lateral e Kléber é uma opção mais viável para o jogo aéreo.
77' - Entra Kun Agüero para o lugar de Mario Balotelli. Troca directa.
81' - Entra Aleksandar Kolarov para o lugar de David Silva. Troca directa dado que Silva estava a jogar do lado esquerdo.
87' - Entra Pablo Zabaleta para o lugar de Samir Nasri. Troca directa entrando um jogador com maior capacidade defensiva.
88' - Entra Steven Defour para o lugar de Mangala. Mangala lesionou-se, Fernando passa para lateral direito, Moutinho fica a médio defensivo e Defour fica como médio interior.

Golos
26' - Lucho abre Hulk na esquerda que perto da linha de fundo cruza rasteiro para o centro da pequena área onde Varela se antecipa à defensa do City e encosta para a baliza.
54' - Bola lançada em profundidade para Balotelli, bate nas costas de Álvaro Pereira que estava na marcação a Balotelli e acaba por trair Helton.
83' - Nasri desmarca Touré que fixa Helton e passa para a direita onde Agüero marca de baliza aberta.

Porto
1 - Helton
2 - Danilo (22 - Mangala) (35 - Steven Defour)
3 - Lucho González
4 - Maicon
5 - Álvaro Pereira
8 - João Moutinho
12 - Hulk
14 - Rolando
17 - Silvestre Varela (11 - Kléber)
19 - James Rodríguez
25 - Fernando

Manchester City
25 - Joe Hart
2 - Micah Richards
4 - Vicent Kompany
6 - Lescott
18 - Gareth Barry
19 - Samir Nasri (5 - Pablo Zabaleta)
21 - David Silva (13 - Aleksandar Kolarov)
22 - Gaël Clichy
34 - Nigel de Jong
42 - Yaya Touré
45 - Mario Balotelli (16 - Kun Agüero)

Cartões Amarelos: Danilo (19'), Yaya Youré (24'), Álvaro Pereira (53'), Vicent Kompany (56'), Nigel de Jong (59'), Gareth Barry (60'), Samir Nasri (73') e Micah Richards (92').

Assistência: Desconhecido (Estádio do Dragão)

Clima: Céu limpo (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário