domingo, 19 de fevereiro de 2012

Liga Zon Sagres - Vitória de Setúbal x Porto (19ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
2º Porto (43 pontos)
16º Vitória de Setúbal (14 pontos)

1ª Parte
O Vitória de Setúbal optou por defender no seu próprio meio campo, não pressionando a linha defensiva do Porto. Apenas os médios interiores eram pressionados pelo marcador directo quando recebiam a bola. Tentaram marcar individualmente a equipa do Porto, com esta marcação a ser mais visível nos jogadores das alas pois a mobilidade dos jogadores do meio campo do Porto tornou muito difícil a tarefa do Vitória.
De forma a explorar a forma de jogar do Vitória, viram-se vários movimentos na equipa que visaram as trocas posicionais de forma a abrir espaços a serem explorados pelos jogadores de outras posições. O melhor exemplo foi o constante movimento interior dos extremos e o desdobramento ofensivo para os corredores laterais dos médios interiores que apareciam sozinhos nessa zona, sendo muitas vezes o alvo de passes longos desde o sector defensivo. Foi através desses desdobramentos que aconteceram os 2 golos da 1ª parte, com Moutinho a aparecer no corredor lateral direito no primeiro golo e com o desdobramento de Fernando que apareceu na zona de finalização.

2ª Parte
Não houve alterações nos sistemas tácticos e a substituição do Vitória não surtiu efeitos na tendência do jogo. Notou-se alguma preocupação do Vitória de Setúbal em pressionar mais alto mas essa pressão era feita através de iniciativas individuais ao portador da bola, não havendo a preocupação de cortar linhas de passe de forma a sufocar o jogo do Porto. O Porto alterou a meio da 2ª parte o sistema táctico, mudando para um 1-4-2-3-1 e essa mudança acabou por entorpecer o jogo com Fernando e Defour a não terem um papel tão eficaz a dar linhas de passe aos portadores da bola na posição de médios defensivos. Apesar disso, o Porto conseguiu usufruir o facto de o Vitória estar menos coeso defensivamente o que compensou a menor fluidez do seu jogo e a continuidade do domínio do jogo. 

Jogadores-Chave
No Vitória de Setúbal, talvez o maior destaque vá para Meyong, já que foi o responsável pelo golo marcado pela sua equipa mas no geral, não houve destaques significativos.
No Porto, os extremos tiveram um papel importantíssimo na criação de espaços e mesmo não tendo influência directa em alguns lances, foram dos principais responsáveis por várias situações de perigo.

Substituições
36' - Entra Bruno Gallo para o lugar de Neca. Neca sai lesionado, Gallo fica a jogar a extremo esquerdo e Targino passa para o lado direito.
Int - Entra Rafael Lopes para o lugar de Djikiné. Rafael vai jogar a extremo direito, Targino do lado esquerdo, Gallo passa para médio interior e Hugo Leal joga a médio defensivo. O Vitória, apesar de manter o mesmo sistema, fica mais ofensivo.
58' - Entra Steven Defour para o lugar de Lucho González. Defour joga como interior esquerdo e Moutinho como interior direito. Provavelmente para poupar Lucho para o jogo da Liga dos Campeões.
66' - Entra Cristián Rodríguez para o lugar de Hulk. Cristián vai jogar para extremo esquerdo e Varela passa para o lado direito.
66' - Entra James Rodríguez para o lugar de João Moutinho. O Porto passa a jogar em 1-4-2-3-1 com Defour e Fernando a jogarem como médios defensivos e James como médio ofensivo. Em termos tácticos não houve melhorias o que leva a crer que foi mais uma substituição para poupar um jogador.
85' - Entra Bruno Severino para o lugar de Tiago Targino. Troca directa.

Golos
2' - João Moutinho no corredor lateral direito cruza para a entrada da pequena área onde Janko cabeceia facilmente para o golo.
25' - Fernando intercepta um passe, a bola sobra para Hulk que vê a desmarcação de Fernando em profundidade e desmarca-o com este a rematar já dentro da área para o golo.
74' - Livre directo à entrada da área marcado por Meyong com a bola a entrar junto à trave.
78' - Cristián Rodríguez, depois de uma combinação com Alex Sandro, ganha a linha de fundo e cruza atrasado para Varela que remata para o golo.

Vitória de Setúbal
76 - Ricardo
3 - Ricardo Silva
5 - Miguelito
6 - Amoreirinha
17 - Djikiné (9 - Rafael Lopes)
18 - Meyong
20 - Hugo Leal
37 - Bruno Amaro
68 - Ney Santos 
86 - Tiago Targino (28 - Bruno Severino)
99 - Neca (7 - Bruno Gallo)

Porto
1 - Helton
3 - Lucho González (35 - Steven Defour)
8 - João Moutinho (19- James Rodríguez)
12 - Hulk (10 - Cristián Rodríguez)
14 - Rolando
17 - Silvestre Varela
21 - Cristian Sapunaru
25 - Fernando
26 - Alex Sandro
29 - Marc Janko
30 - Nicolás Otamendi

Cartões Amarelos: Ney Santos (13'), Amoreirinha (20'), Cristian Sapunaru (68'), Nicolás Otamendi (73') e Bruno Amaro (81').

Assistência: Desconhecido (Estádio do Bonfim)

Clima: Céu limpo (14ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário