segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Liga Zon Sagres - Braga x Vitória de Guimarães (20ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
3º Braga (43 pontos)
6º Vitória de Guimarães (29 pontos)

1ª Parte
O Braga apostou no ataque posicional, procurando sempre o domínio do jogo através de uma posse de bola que procurava invariavelmente o espaço nos corredores laterais. Os defesas laterais jogaram abertos e subidos no terreno de forma a que os extremos adversários recuassem e os centrais tivessem tempo e espaço para serem uma opção segura ao portador da bola. Mostraram-se muito fortes nas transições defensivas com os jogadores com uma grande predisposição para pressionar o portador da bola adversário de forma a impedir um contra-ataque.
O Vitória de Guimarães defendeu com os sectores defensivo e médio muito próximos criando várias dificuldades ao Braga quando estes tentavam chegar ao último terço ofensivo. Barrientos ajudava Edgar a pressionar a linha defensiva do Braga quando já defendiam no seu próprio meio campo mas era uma pressão sem grande assertividade. Nas transições ofensivas, Edgar era o alvo preferencial dos jogadores do Guimarães apesar de estar muitas vezes sem apoio directo dos colegas.
Apesar do domínio do Braga, ambos os golos surgiram de lances de bola parada.

2ª Parte
Com o resultado em 2-0 e com um jogador a menos, o Vitória de Guimarães tinha já poucas esperanças de virar o resultado. Ficaram reféns de lances individuais e rasgos de criatividade dos seus jogadores, onde Urreta tentava várias vezes o drible sem qualquer apoio e Edgar recebia várias bolas com a responsabilidade de encontrar espaço no meio dos jogadores do Braga sem ter qualquer jogador na cobertura. Ao longo da 2ª parte os jogadores do Braga foram fazendo desdobramentos ofensivos com mais frequência com o Guimarães a ter muitos dificuldades em atacar, devido à grande eficácia do Braga nos primeiros momentos das transições defensivas. Depois do penalti convertido pelo Lima, o jogo ficou decidido com ambas as equipas já à espera do apito final. Já perto do fim, Ukra com uma boa jogada individual faz o resultado final.

Jogadores-Chave
No Braga, Hugo Viana é um jogador muito importante nas transições com uma excelente capacidade de passe. O Lima é sempre a referência do ataque nas transições ofensivas, muito inteligente nas decisões quer com bola como sem bola.
No Vitória de Guimarães, Edgar mostrou-se a principal solução ofensiva sendo o alvo de quase todos os lances de ataque.

Substituição
38' - Entra N'Diaye para o lugar de Paulo Sérgio. Para equilibrar a linha defensiva devido à expulsão de Freire. N'Diaye joga a central, Barrientos vai para o lado esquerdo do meio campo. Jogam agora em 1-4-4-1.
Int - Entra Urreta para o lugar de Jean Barrientos. Troca directa, entrando um extremo de raiz para o lugar de Barrientos que estava adaptado a extremo esquerdo desde a expulsão de Freire.
66' - Entra Mossoró para o lugar de Paulo César. Mossoró passa a jogar a 10 e Rúben Amorim vai para o lado direito.
72' - Entra Nuno Assis para o lugar de João Alves. Entra um médio com características mais ofensivas para tentar tirar partido de um eventual desequilíbrio criado por lances individuais.
82' - Entra Ukra para o lugar de Leandro Salino. Rúben Amorim passa para lateral direito e Ukra joga a extremo direito.
88' - Entra Nuno Gomes para o lugar de Hélder Barbosa. Mossoró vai para a esquerda e Nuno Gomes fica a jogar no apoio a Lima.

Golos
3' - Livre a meio do meio campo, do lado direito do ataque do Braga, marcado por Hugo Viana para o centro da área com Elderson a desviar para a baliza, aproveitando uma saída em falso de Nilson.
18' - Canto do lado direito marcado por Hugo Viana para a entrada da pequena área com Nilson a sair em falso e Custódio a cabecear para a baliza.
76' - Lima marca o penalti forte para o lado direito com Nilson a advinhar o lado mas a não chegar à bola.
87' - Ukra, numa jogada individual pelo corredor lateral direito, dribla um adversário dentro da área e remata cruzado para o golo.

Braga
1 - Quim
4 - Nuno André Coelho
9 - Paulo César (8 - Mossoró)
10 - Hélder Barbosa (21 - Nuno Gomes)
18 - Lima
20 - Elderson
25 - Leandro Salino (7 - Ukra)
27 - Custódio
44 - Douglão 
45 - Hugo Viana
90 - Rúben Amorim

Vitória de Guimarães
1 - Nilson
2 - Leandro Freire
3 - Rodrigo Defendi
6 - Bruno Teles
8 - Marcelo Toscano
14 - Jean Barrientos (17 - Urreta)
18 - Leonel Olímpio
23 - Paulo Sérgio (44 - N'Diaye)
29 - Edgar Silva
79 - Alex
80 - João Alves (10 - Nuno Assis)

Cartões Amarelos: Rúben Amorim (39'), Douglão (64') e N'Diaye (75').

Cartões Vermelhos: Leandro Freire (30')

Assistência: Desconhecido (Estádio Axa)

Clima: Céu nublado (11ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário