sábado, 3 de março de 2012

Barclays Premier League - Liverpool x Arsenal (27ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
4º Arsenal (46 pontos)
7º Liverpool (39 pontos)

1ª Parte
O Liverpool entrou em jogo usando um estilo de jogo muito directo, procurando sempre Suárez na frente de ataque, tentando aproveitar a sua velocidade e capacidade técnica para criar desequilíbrios. Apesar de esta ser a tendência da equipa da casa no início do jogo, ao longo da primeira parte, muito devido à forma de defender do Arsenal, o Liverpool foi tendo mais espaço para jogar e foram utilizando o ataque posicional para tentar criar situações de finalização sendo que frequentemente o último passe era feito de um corredor lateral através de cruzamentos dos extremos ou laterais. Um dos aspectos positivos do jogo do Liverpool foi a sua eficácia nas transições defensivas com uma pressão muito forte ao portador da bola no momento da perda da posse, impedindo quase sempre que o Arsenal conseguisse sair em contra-ataque.
O Arsenal, igual a si próprio, jogou como de costume em ataque posicional, tentando um jogo apoiado, priorizando a posse da bola em detrimento do jogo directo para o sector ofensivo. Tal como o Liverpool, foram vários os cruzamentos para a área mas era notória a preferência do Arsenal em atacar pelo lado direito com Sagna muito activo no processo ofensivo. Benayoun esteve muito apagado tendo muito pouca influência no jogo. O israelita não é um extremo de origem e por vezes trocava momentaneamente a sua posição com Rosicky para tentar explorar a zona central do terreno. Ao longo da 1ª parte, o Arsenal foi reduzindo a sua pressão ao meio campo do Liverpool o que, apesar de ter significado um aumento da percentagem da posse de bola da equipa da casa, fez também com que reduzissem as oportunidades de perigo através do jogo directo.

2ª Parte
À medida que o jogo foi avançando, o Arsenal, apesar de algum ascendente nos primeiros minutos, foi descendo no terreno e era notória a intenção do Liverpool em ganhar o jogo. Com os sectores muito próximos e recuados, o Liverpool gozava de mais espaço para trocar a bola o que promoveu uma maior tendência para colocar bolas altas na área apesar de não terem uma referência no jogo aéreo como seria Andy Carroll. Este tipo de jogo foi prevalecendo durante quase todo o jogo até que o Arsenal, no segundo de 8 minutos de compensação, consegue um golo num ataque rápido e depois disso ganhou confiança e conseguiu controlar a vantagem no tempo restante.

Jogadores-Chave
No Liverpool, Suárez assume um papel importantíssimo no processo ofensivo sendo que todo o jogo é inicialmente direccionado para ele e a sua capacidade física e técnica é suficiente para desequilibrar todo um sector defensivo.
No Arsenal, Szczesny fez um grande exibição na baliza mostrando uma segurança incaracterística para a sua idade. Robin van Persie despensa comentários e assume-se como dos melhores pontas de lança do mundo.

Substituições
52' - Entra Abou Diaby para o lugar de Mikel Arteta. Arteta sai lesionado com Diaby a ir para médio interior esquerdo e Rosicky para interior direito.
73' - Entra Gervinho para o lugar de Yossi Benayoun. Troca directa. Benayoun fez um jogo muito apagado e a sua substituição já era esperada.
80' - Entra Alex Oxlade-Chamberlain para o lugar de Abou Diaby. Troca directa. Diaby estava a ter uma exibição muito discreta e Chamberlain é um jogador mais ofensivo.
87' - Entra Craig Bellamy para o lugar de Stewart Downing. Troca directa. Bellamy é um jogador mais assertivo.

Golos
22' - Henderson leva a bola pelo corredor lateral direito, cruza para a entrada da pequena área e Koscielny a tentar cortar a bola coloca-a dentro da própria baliza.
30' - Sagna recebe a bola no corredor lateral direito, cruza para a zona entre a defesa e o guarda-redes onde Van Persie se antecipa e cabeceia para o golo.
91' - Alex Song faz um passe longo para as costas da defesa onde Van Persie remata de primeira ao 1º poste fazendo o golo.

Liverpool
25 - Pepe Reina
3 - José Enrique
7 - Luis Suárez
14 - Jordan Henderson
18 - Dirk Kuyt
19 - Stewart Downing (39 - Craig Bellamy)
20 - Jay Spearing
23 - Jamie Carragher
26 - Charlie Adam
34 - Martin Kelly
37 - Martin Skrtel

Arsenal
13 - Tomasz Szczesny
3 - Bacary Sagna
5 - Thomas Vermaelen
6 - Laurent Koscielny
7 - Tomás Rosicky
8 - Mikel Arteta (2 - Abou Diaby) (15 - Alex Oxlade-Chamberlain)
10 - Robin van Persie
14 - Theo Walcott
17 - Alex Song
28 - Kieran Gibbs
30 - Yossi Benayoun (27 - Gervinho)

Cartão Amarelo: Thomas Vermaelen (63')

Assistência: 44922 (Anfield Road)

Clima: Céu pouco nublado (12ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário