domingo, 4 de março de 2012

Barclays Premier League - Tottenham x Manchester United (27ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
1º Manchester City (66 pontos) 27 Jogos
Manchester United (61 pontos) 26 Jogos
Tottenham (53 pontos) 26 Jogos
4º Arsenal (49 pontos) 27 Jogos

1ª Parte
Ambas as equipas jogaram de uma forma muito semelhante. O mesmo sistema táctico (1-4-4-2), com os laterais a subirem para ajudarem a criar desequilíbrios no processo ofensivo, um dos pontas de lança a descerem para aproveitar o espaço entre linhas e dar linhas de passe aos médios centro ou para ajudar a ganhar a bola no processo defensivo. Viram-se ambas as equipas a jogarem muito pelo seguro, com os centrais muito solicitados, jogando em ataque posicional. Os dois conjuntos não foram muito pressionantes e esperaram regularmente pela outra equipa no seu meio-campo. Perto do fim, já depois de um golo anulado ao Tottenham, o Manchester United começou a subir ligeiramente no terreno, com ambos os avançados a tentarem dificultar a 1ª fase de construção dos adversários. Acabou por ser uma 1ª parte sem grandes interesses a nível táctico, onde as duas equipas estavam muito dependentes de desequilíbrios individuais e dos erros do adversário em posse da bola. Previsivelmente, o único golo ocorreu de um lance de bola parada.

2ª Parte
Em desvantagem por um golo, o Tottenham teve mais facilidade em usar o jogo directo. Mas o Manchester United manteve-se bastante coeso com os sectores médio e defensivo bastante próximos e a equipa da casa teve muitas dificuldades em criar situações de finalização, optando regularmente por cruzamentos para a área mas sem sucesso. Nos 60', num lance pouco habitual, o Manchester faz o golo e logo a seguir, com a entrada de Giggs, mudaram o sistema de jogo colocando mais um jogador no centro do terreno (Rooney desceu para médio centro) e a partir daí, com superioridade numérica no meio campo, conseguiu controlar o jogo. Chegou naturalmente ao 3º golo e sofreu outro, com De Gea aparentemente a não ver a bola partir.

Jogadores-Chave
No Tottenham não houve nenhum jogador que se destaca-se dos outros.
No Manchester United, Ashley Young teve uma grande influência no resultado com 2 golos marcados e 1 assistência. Rooney também assumiu particular importância na equipa equilibrando bem o meio campo, factor decisivo para o controlo do jogo na 2ª parte.

Substituições
60' - Entra Ryan Giggs para o lugar de Paul Scholes. Apesar de ser uma troca directa, Rooney, com o resultado já em 0-2, desce mais no terreno actuando como médio centro. O United passa assim a jogar em 1-4-5-1.
79' - Entra Park Ji-Sung para o lugar de Nani. Troca directa. Park é um jogador mais combativo e eficiente no processo defensivo.
79' - Entra Jermaine Defoe para o lugar de Louis Saha. Troca directa.
79' - Entra Niko Kranjcar para o lugar de Sandro. Kranjcar vai jogar para médio esquerdo com Modric a vir para médio centro.
84' - Entra Danny Rose para o lugar de Aaron Lennon. Rose vai para o lado esquerdo com Kranjcar a passar para o lado direito.

Golos
44' - Canto marcado por Young, do lado esquerdo do ataque, para a pequena área onde Rooney se antecipa a Walker e cabeceia para o golo.
59' - Num lançamento do lado direito, no último terço, Nani recebe a bola junto à linha de fundo, cruza e num corte incompleto da defesa, Young remata de primeira com a bola a entrar junto ao 2º poste.
68' - Evra conduz a bola pela esquerda e passa para Young que recebe numa posição mais interior, este conduz na direcção do centro e ainda fora da área remata cruzado ao 2º poste com o pé direito não dando hipóteses a Brad Friedel.
88' - Defoe recupera a bola no meio campo ofensivo, corre na direcção da baliza e arrisca o remate de meia distância batendo De Gea que não vê a bola partida.

Tottenham
24 - Brad Friedel
4 - Younès Kaboul
7 - Aaron Lennon (25 - Danny Rose)
10 - Emmanuel Adebayor
14 - Luka Modric
15 - Louis Saha (18 - Jermaine Defoe)
26 - Ledley King
28 - Kyle Walker
29 - Jake Livermore
30 - Sandro (21 - Niko Kranjcar)
32 - Assou-Ekotto

Manchester United
1 - David De Gea
3 - Patrice Evra
4 - Phil Jones
5 - Rio Ferdinand
6 - Jonny Evans
10 - Wayne Rooney
16 - Michael Carrick
17 - Nani (13 - Park Ji-Sung)
18 - Ashley Young
19 - Danny Welbeck
22 - Paul Scholes (11 - Ryan Giggs)

Cartões Amarelos: Phil Jones (27'), Sandro (43') e Jonny Evans (87').

Assistência: 36034 (White Hart Lane)

Clima: Chuva ligeira (4ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário