domingo, 15 de janeiro de 2012

Liga Zon Sagres - Braga x Sporting (15ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
3º Sporting (28 Pontos)
4º Braga (28 Pontos)

1ª Parte
O Braga opta por usar o ataque posicional como método ofensivo, procurando trocar a bola em segurança e a toda a largura do campo. Mossoró procura muitas vezes desmarcações em profundidade dando uma grande amplitude e dinâmica ao ataque. O lado direito esteve mais activo nos ataques da equipa com Salino e Alan a serem muito objectivos nas suas acções ofensivas. Defensivamente viu-se o Braga a não pressionar a linha defensiva mas Lima fechava frequentemente as linhas de passe para o Rodríguez que é o central com maior capacidade de penetração da equipa do Sporting.
O Sporting também jogou em ataque posicional mas mostrou mais dificuldades no ataque pela zona central, muito por culpa do excelente posicionamento dos médios Custódio e Hugo Viana que fechava sempre as linhas de passe para Matías. A acção do meio campo do Braga, incluindo a frequente pressão de Mossoró na zona central, fez com que o Sporting atacasse muito pelos corredores laterais, procurando frequentemente os cruzamentos para a área à procura do jogo aéreo de Ribas.

2ª Parte
Não havendo alterações nas equipas, também a forma de jogar se manteve em ambas as equipas. Apesar do Braga estar a jogar em ataque posicional, foi em contra-ataque que marcou os 2 golos que alterou significativamente a sua forma de jogar. Após estar em vantagem por 2 golos, o Braga passou a defender no seu meio campo e retirou o seu principal elemento das transições e coloca um jogador mais defensivo (Luiz Alberto), uma clara aposta no processo defensivo para a manutenção do resultado. O Sporting ganhou outra dinâmica com a entrada de Carrillo que foi mais desequilibrador que Insúa. O facto de o Sporting ao longo do jogo ter atacado mais pelo lado direito pode não ser coincidência dado que Custódio (a jogar descaído para o lado direito) tem uma maior capacidade defensiva que Hugo Viana.

Jogadores-Chave
No Braga, Mossoró foi claramente o jogador mais importante no processo ofensivo da equipa, tendo sido sempre muito objectivo nas transições. Na primeira parte, Alan e Salino estiveram muito bem nas acções pelo corredor direito.
No Sporting, não houve grandes destaques. Talvez Matías pelo perigo que criou através da sua capacidade de remate.

Substituições
53' - Entra André Carrillo para o lugar de Emiliano Insúa. Carrillo passa para o lado direito e Capel para o lado esquerdo. Insúa esteve muito apagado durante todo o jogo e esta era uma substituição esperada.
67' - Entra Luiz Alberto para o lugar de Mossoró. Luiz Alberto passa a jogar ao lado de Custódio com Hugo Viana ligeiramente mais ofensivo. Substituição com intenção de dar mais consistência defensiva à equipa.
67' - Entra Bojinov para o lugar de Seba Ribas. Troca directa.
71' - Entra André Martins para o lugar de Elias. Troca directa. Elias teve pouco influência no jogo com poucas oportunidades de conduzir o ataque.
79' - Entra Carlão para o lugar de Hélder Barbosa. Troca directa apesar de Carlão aparecer mais em zonas centrais devido à sua tendência natural de jogar no corredor central.
86' - Entra Paulo César para o lugar de Lima. Paulo César vai para extremo esquerdo e Carlão para ponta de lança.

Golos
50' - Mossoró abre na direita para Lima que no corredor lateral direito cruza rasteiro para a entrada da pequena área onde, depois de um desentendimento entre João Pereira e Onyewu, Hélder Barbosa recebe a bola só com Patrício pela frente e faz facilmente o golo.
63' - Mossoró faz um passe rasteiro de ruptura isolando Lima que ganha vantagem ao João Pereira e isolado faz o golo.
73' - Canto do lado esquerdo do ataque do Sporting, marcado por Matías para a pequena área na zona do 2º poste onde Quim soca a bola para o centro da área onde estava Carrillo que remata para o golo.

Braga
1 - Quim
5 - Ewerton
8 - Mossoró (88 - Luiz Alberto)
10 - Hélder Barbosa (83 - Carlão)
18 - Lima (9 - Paulo César)
20 - Elderson
25 - Leandro Salino
27 - Custódio
30 - Alan
44 - Douglão
45 - Hugo Viana

Sporting
1 - Rui Patrício
2 - Alberto Rodríguez
5 - Oguchi Onyewu
6 - Evaldo
8 - Stijn Schaars
11 - Diego Capel
14 - Matías Fernández
32 - Seba Ribas (7 - Bojinov)
47 - João Pereira
48 - Emiliano Insúa (18 - André Carrillo)
77 - Elias (28 - André Martins)

Cartões Amarelos: Elias (28'), Alberto Rodríguez (35'), Emiliano Insúa (49'), Hugo Viana (51') e Paulo César (88').

Assistência: Desconhecido (Estádio Axa)

Clima: Céu nublado (8ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário