domingo, 8 de janeiro de 2012

Liga Zon Sagres - Leiria x Benfica (14ª Jornada)

Classificação Antes do Jogo
2º Benfica (33 Pontos)
13º Leiria (12 Pontos)

1ª Parte
O Leiria entrou em campo com várias adaptações, como o caso dos centrais Manuel Curto e Marco Soares que actuam normalmente como médios. Usou o ataque posicional como método de jogo ofensivo. Tentaram sempre progredir no terreno através de passes curtos e procurando pacientemente a melhor opção no ataque. Os laterais subiam no terreno sempre que era possível para criar vantagem numérica no meio campo. Defensivamente não pressionavam os adversários, optando por esperar por um erro adversário. Djaniny descaia regularmente para o lado esquerdo o que poderia ser uma forma de desencorajar o Benfica de usar o Maxi Pereira que é o lateral que melhor conduz o ataque.
O Benfica fez o seu habitual futebol apoiado, gozando de muito espaço no sector defensivo devido à passividade defensiva do sector ofensivo do Leiria. No ataque, Rodrigo e Cardozo tiveram muito pouco espaço para jogar entre os 3 centrais do Leiria pelo que não existiram muitas oportunidades para fazer golo.

2ª Parte
O Leiria entrou na 2ª Parte com um sistema mais ofensivo, dando mais responsabilidade ofensiva ao Ivo Pinto e relegando a Tiago Terroso a responsabilidade de fechar o corredor lateral esquerdo. O Benfica gozou do espaço extra no ataque e a constante mobilidade dos jogadores criaram muitos desequilíbrios, acrescidos dos desdobramentos ofensivos de Emerson e Maxi que aproveitaram bem os espaços livres nos corredores laterais. O resultado avolumou-se naturalmente tendo em conta as dificuldades do Leiria em equilibrar o jogo.

Jogadores-Chave
No Leiria, Gottardi foi dos melhores jogadores ao efectuar um conjunto de boas defesas, impedindo o Benfica de aumentar a vantagem. Djaniny, principalmente na primeira parte, mostrou-se muito perigoso no ataque.
No Benfica foi Bruno César quem mais se destacou pela influência no resultado ao marcar 1 golo, fazer 1 assistência e a desmarcar de forma fantástica Maxi que cruzou para o 4º golo.

Substituições
Int - Entra para o lugar de Patrick. O Leiria passa a jogar numa espécie de 1-3-5-2 com Jô e Djaniny mais adiantados e Tiago Terroso a ter de fechar o corredor esquerdo.
70' - Entra Javier Saviola para o lugar de Óscar Cardozo. Troca directa.
78' - Entra Rodrigo Mora para o lugar de Rodrigo. Troca directa.
80' - Entra José Shaffer para o lugar de Elvis. Shaffer fecha o lado esquerdo da defesa.
80' - Entra Rúben Brígido para o lugar de Tiago Terroso. Brígido ocupa o centro do terreno.
80' - Entra Nemanja Matic para o lugar de Javi García. Troca directa.

Golos
9' - Cruzamento de Emerson do lado esquerdo, a bola sobra para Bruno César que ao segundo toque rematou ao 2º poste, sem hipóteses de defesa.
47' - Rodrigo conduz a bola e abre Cardozo do lado direito que à entrada da área remata de primeira ao ângulo.
72' - Bruno César recebe a bola à entrada da área, desmarca Rodrigo na direcção da baliza que desvia a bola de Gottardi e faz assim o golo.
75' - Bruno César lança Maxi Pereira pelo corredor lateral direito que cruza para dentro da área onde Rodrigo, sozinho, remata à vontade para o golo.

Leiria
1 - Gottardi
2 - Ivo Pinto
4 - Manuel Curto
15 - Edson Henrique
16 - Tiago Terroso (8 - Rúben Brígido)
17 - Djaniny
19 - Elvis (35 - José Shaffer)
20 - Marco Soares
21 - Marcos Paulo
80 - Patrick (30 - Jô)
90 - John Ogu

Benfica
1 - Artur Moraes
3 - Emerson
4 - Luisão
6 - Javi García (21 - Nemanja Matic)
7 - Óscar Cardozo (30 - Javier Saviola)
8 - Bruno César
9 - Nolito
14 - Maxi Pereira
19 - Rodrigo (22 - Rodrigo Mora)
24 - Ezequiel Garay
28 - Axel Witsel

Cartões Amarelos: Djaniny (23'), Edson Henrique (42'), Javi García (61') e Luisão (86').

Clima: Céu limpo (14ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário