sábado, 7 de janeiro de 2012

Liga Zon Sagres - Sporting x Porto (14ª Jornada)


Classificação Antes do Jogo
1º Porto (33 Pontos)
3º Sporting (27 Pontos)

1ª Parte
Tanto o Sporting como o Porto tiveram uma abordagem muito semelhante ao jogo. Após a recuperação da bola, tentaram lançar rapidamente o contra-ataque caso a defesa adversária estivesse desorganizada. Se não fosse o caso, mantinham a bola e trocavam-na em segurança à procura de espaços para atacar, preferencialmente pelos corredores laterais. O Porto optou mais pelo corredor esquerdo pois Maicon mostrava-se ineficiente na condução de bola, recorrendo quase sempre por processos simples. O processo defensivo foi uma prioridade para ambas as equipas o que acabou por fazer com que houvessem poucas oportunidades de golo. Os extremos desciam para fechar o corredor e com pouca gente na frente, quase não houve a exploração de bolas nas costas dos laterais nos contra-ataques, algo habitual nos sistemas de 1-4-3-3.

2ª Parte
Apesar de durante o jogo não ter havido alterações estruturais, as substituições visaram sempre uma postura mais ofensiva por parte das duas equipas (excepto a passagem de Insúa para extremo esquerdo) e isto fez com que o jogo se abrisse um pouco mais e que tivesse havido mais oportunidades que na 1ª parte. Ainda assim, a qualidade do futebol pouco melhorou e grande parte das oportunidades das equipas tiveram origem em erros adversários.

Jogadores-Chave
No Porto Álvaro Pereira assumiu uma grande importância nas transições ofensivas e Hulk foi a principal referência no ataque, sendo muitas vezes solicitado. Helton fez algumas defesas difíceis.
No Sporting, Onyewu fez uma exibição muito sólida com desarmes importantes. Rui Patrício conseguiu uma boa exibição fazendo algumas boas defesas.

Substituições
52' - Entra Matías Fernández para o lugar de Renato Neto. Schaars passa a jogar a médio defensivo e Fernández joga ao lado de Elias. Renato Neto fazia o primeiro jogo da época pelo Sporting e estava a ter um papel unicamente de equilíbrio, sem acrescentar muito ofensivamente.
58' - Entra James Rodríguez para o lugar de Djalma. James passava para o lado esquerdo e Cristián Rodríguez para o lado direito. O Porto perdia uma maior capacidade defensiva mas ganhava mais criatividade o sector ofensivo.
61' - Entra Marat Izmailov para o lugar de André Carrillo. Troca directa.
67' - Entra Steven Defour para o lugar de Fernando Belluschi. Troca directa.
67' - Entra Evaldo para o lugar de Diego Capel. Evaldo joga a lateral esquerdo e Insúa passa para extremo. Insúa conseguiu criar alguns desequilíbrios como lateral, driblando bem para o corredor central e talvez houvesse a intenção de explorar esse tipo de jogo.
76' - Entra Kléber para o lugar de Cristián Rodríguez. Kléber vai para ponta de lança, Hulk passa para o lado direito, a posição em que costuma ser mais perigoso. Ganha-se uma referência na área para os cruzamentos.

Golos
(Não houve).

Sporting
1 - Rui Patrício
4 - Anderson Polga
5 - Oguchi Onyewu
8 - Stijn Schaars
9 - Ricky van Wolfswinkel
11 - Diego Capel (6 - Evaldo)
18 - André Carrillo (10 - Marat Izmailov)
31 - Renato Neto (14 - Matías Fernández)
47 - João Pereira
48 - Emiliano Insúa
77 - Elias

Porto
1 - Helton
4 -Maicon
5 - Álvaro Pereira
7 - Fernando Belluschi (35 - Steven Defour)
8 - João Moutinho
10 - Cristián Rodríguez (11 - Kléber)
12 - Hulk
14 - Rolando
20 - Djalma (19 - James Rodríguez)
25 - Fernando
30 - Nicolás Otamendi

Cartões Amarelos: Elias (1'), João Moutinho (25'), Nicolás Otamendi (28'), André Carrillo (45'), Anderson Polga (46'), Fernando (62'), Hulk (65') e Stijn Schaars (83').

Assistências: 45858 (José Alvalade)

Clima: Céu limpo (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário