domingo, 19 de agosto de 2012

Liga BBVA - Real Madrid x Valencia (1ª Jornada)


1ª Parte
Em organização defensiva, o Real Madrid descia a sua equipa para o meio campo defensivo, aumentando a sua pressão gradualmente com a entrada em profundidade da equipa adversária. O facto de o ponta de lança adversário ser um jogador de área não muito rápido permitiu à linha defensiva subir um pouco mais reduzindo o espaço entre linhas. Com bola, o Real jogou em ataque posicional, com este método mais visível após estarem em vantagem, como uma forma de controlar o ritmo do jogo e poupar esforços para o jogo que vão ter a meio da semana. Atacaram predominantemente pelos corredores laterais com os extremos a virem para o meio com e sem bola, abrindo o corredor lateral para os defesas laterais que subiam para ganharem a linha de fundo e cruzarem para a área (com Coentrão mais ofensivo que Arbeloa).
O Valencia defendeu com as linhas muito recuadas, não apostando numa pressão muito assertiva assumindo mais uma postura de expectativa de forma a esperar por um erro adversário para ganhar a posse da bola. Com bola, também jogaram em ataque posicional, até porque não tinham grandes argumentos ofensivos para poderem apostar num jogo mais directo. Na 2ª fase de construção, um dos médios centro (normalmente era Gago) descia para vir buscar a bola e construir jogo desde trás, permitindo aos centrais abrirem o que fazia com que os laterais subissem no terreno.

2ª Parte
A jogar em casa, ao Real Madrid apenas interessava a vitória e foi Mourinho a fazer a primeira alteração táctica. Aos 61' coloca mais um avançado em campo e arrisca jogando apenas com um médio defensivo. Uma vez que o Valencia parecia satisfeito com o resultado, esta alteração do sistema táctico do Real Madrid teve um efeito positivo no seu jogo ofensivo, permitindo controlar o jogo mais perto da baliza adversária. O Valencia cumpriu bem o seu papel defensivamente, com os extremos a sacrificarem-se para ajudarem os laterais no processo defensivo, dando pouco espaço aos extremos do Real Madrid. A entrada de Callejón fez com que passassem a jogar com um pé direito no corredor direito, possivelmente para aproveitar mais cruzamentos para a área, onde estavam mais jogadores do Real também devido às constantes entradas de Ronaldo para a zona de finalização. Foi do lado direito que mais atacaram mas apesar de criarem algumas oportunidades, não conseguiram marcar. As substituições do Valencia (os 3 jogadores de ataque) visaram manter a equipa com condição física suficiente para se considerarem uma ameaça em eventuais situações de contra-ataque, apesar de apostarem quase tudo na manutenção deste resultado.

Jogadores-Chave
No Real Madrid, Higuaín merece destaque pelo golo, com Alonso a fazer igualmente uma boa exibição.
No Valencia, Diego Alves fez um bom jogo na baliza mostrando muita segurança. 

Marcha do Marcador
10' - 1x0 (Gonzalo Higuaín)
42' - 1x1 (Jonas)

Substituições
Int - Entra Raúl Albiol para o lugar de Pepe. Troca directa com Pepe a sair lesionado.
61' - Entra Karim Benzema para o lugar de Lass Diarra. Passam a jogar em 1-4-1-3-2 com Benzema a jogar ao lado de Higuaín na frente e Xabi Alonso a ficar sozinho como médio de contenção.
66' - Entra Pablo Piatti para o lugar de Andrés Guardado. Troca directa.
71' - Entra Callejón para o lugar de Ángel Di María. Troca directa.
71' - Entra Dani Parejo para o lugar de Roberto Soldado. Troca directa.
82' - Entra Nelson Valdez para o lugar de Sofiane Faghouli. Valdez fica a jogar do lado esquerdo e Piatti passa para o lado direito.

Árbitro: Carlos Delgado

Cartões Amarelos: Sofiane Feghouli (31'), Víctor Ruiz (50'), Xabi Alonso (74'), João Pereira (84') e Pablo Piatti (87').

Assistência: Desconhecido (Santiago Bernabéu)

Clima: Céu limpo (35ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário