sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Supercopa - Barcelona x Real Madrid (1ª Mão)


1ª Parte
O Barcelona fez sempre uma pressão muito forte sobre o portador da bola, em zonas muito avançadas. Com bola fizeram o seu habitual jogo de posse, mantendo a bola durante grandes períodos e a reclamar o domínio do jogo. Em organização ofensiva, os extremos vinham muito para o corredor central, sobrepovoando essa zona de forma a dificultar a marcação da defesa adversária. Era este movimento que permitia a subida dos laterais no terreno, que gozavam muitas vezes de muito espaço livre para receber a bola. Ainda assim, era pelo corredor central que o Barcelona mais atacava, usando os corredores laterais apenas como recurso para quando todas as linhas de passe no meio estavam tapadas.
O Real Madrid não gastou muita energia a reclamar o domínio do jogo para si e conformaram-se em ter menos tempo a bola, apostando as suas acções ofensivas em contra-ataques e ataques rápidos. Sempre que tinham a bola, tinham a preocupação em não parar a bola de forma a não se darem à pressão adversária. Assim, as suas acções ofensivas tinham sempre um ritmo muito elevado. Defenderam no seu próprio meio campo, com os extremos a descerem no terreno de forma a fechar o espaço à subida dos laterais adversários. Apesar de defenderem com o seu bloco no meio campo defensivo, mantiveram a sua linha defensiva subida, compactando muito as linhas defensivas, limitando o espaço aos jogadores adversários. Nos pontapés de baliza do adversário, subiam três jogadores de forma a não permitirem ao guarda-redes jogar curto, fazendo-o bater a bola para o meio campo onde o Real Madrid tinha vantagem no jogo aéreo.

2ª Parte
As duas primeiras substituições do Real Madrid resultaram de um plano de gestão de esforço que Mourinho tem vindo a praticar na equipa, com trocas de Benzema e Callejón por Higuaín e Di María respectivamente. A segunda foi condicionada pelo resultado, com a equipa a perder por dois golos, alteram o sistema táctico para um 1-4-4-2 com Marcelo a médio ala esquerdo e Ronaldo a jogar ao lado de Higuaín. Antes disso, Tello tinha entrado no Barcelona, tendo-se mostrado muito activo nas acções ofensivas. Tito Vilanova nunca alterou o seu sistema táctico, até porque esteve quase sempre em vantagem e não tinha necessidade de o fazer. Todas as trocas visaram refrescar a equipa. De notar que depois do golo do Real Madrid, Mourinho voltou ao sistema inicial com Marcelo a fazer a posição dez e Ronaldo a voltar para o corredor lateral esquerdo.

Jogadores-Chave
No Barcelona, Iniesta e Xavi estiveram muito fortes na manutenção da posse da bola e condução do jogo para o último terço ofensivo.
No Real Madrid, os destaques vão para Ronaldo e Di María muito pelos golos que marcaram.

Marcha no Marcador
55' - 0x1 (Cristiano Ronaldo)
57' - 1x1 (Pedro Rodríguez)
70' - 2x1 (Lionel Messi)
78' - 3x1 (Xavi)
85' - 3x2 (Ángel Di María)

Substituições
61' - Entra Gonzalo Higuaín para o lugar de Karim Benzema. Troca directa.
66' - Entra Ángel Di María para o lugar de Callejón. Troca directa.
72' - Entra Cristian Tello para o lugar de Alexis Sánchez. Tello fica a jogar do lado esquerdo e Pedro passa para o lado direito.
82' - Entra Marcelo para o lugar de Mesut Özil. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Marcelo a médio ala esquerdo e Ronaldo a ponta de lança com Higuaín.
83' - Entra Cesc Fàbregas para o lugar de Xavi. Troca directa.
87' - Entra Jordi Alba para o lugar de Pedro Rodríguez. Alba fica a lateral esquerdo com Adriano a subir para extremo esquerdo.

Árbitro: Carlos Clos Gómez

Cartões Amarelos: Xabi Alonso (11'), Álvaro Arbeloa (44'), Javier Mascherano (45'), Raúl Albiol (50') e Sergio Ramos (69')

Assistência: 91728 (Camp Nou)

Clima: Céu limpo (28ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário