quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Supercopa - Real Madrid x Barcelona (2ª Mão)

Resultado da 1ª Mão

1ª Parte
O Real Madrid jogou com uma linha defensiva subida, apostando no encurtamento do espaço entrelinhas de forma a não dar espaço ao meio campo adversário em servir os jogadores mais ofensivos. Pressionaram alto, tentando sempre impedir a 1ª e 2ª fase de construção, impedindo os centrais de subirem no terreno e direccionando o jogo ofensivo da equipa adversária para os corredores laterais. Ofensivamente, variaram muitos os métodos de jogo ofensivo mas sempre que possível, partiram em contra-ataque com bolas a procurarem rasgar a defesa adversária de forma a que os jogadores do ataque conseguissem isolar-se nas costas da defesa.
O Barcelona pressionou alto, tentando sempre recuperar a bola o mais depressa possível, quer nas transições defensivas como em organização defensiva. Ofensivamente jogaram em ataque posicional, nunca estando em condições de partir em contra-ataque devido à pouca profundidade dada pelos seus jogadores. Messi descia muito no terreno e os extremos jogaram muito próximos da linha lateral para serem uma ameaça real aos centrais adversários. O facto dos extremos não entrarem tanto quanto o desejável para o corredor central fez com que não houvesse profundidade no corredor central nem nos corredores laterais, uma vez que os laterais tinham também pouco espaço para subir no terreno. Houve assim poucas ameaças em situações de um contra o guarda-redes para a baliza do Real Madrid. Os centrais (principalmente Piqué) procuraram muito subir com bola no terreno para criar desequilíbrios no meio campo.

2ª Parte
O Barcelona tornou-se menos pressionante pois estava a defender em 1-4-4-1, com Iniesta a fechar o corredor lateral esquerdo, o que fez com que ficasse Messi sozinho na frente. Com menos homens em zonas mais avançadas, o Barcelona permitiu ao Real Madrid trocar a bola com mais segurança. Defensivamente, o Real começou também a pressionar mais, preocupando-se em primeira instância em impedir que as bolas entrassem no corredor central do seu meio campo defensivo, tentando criar eventuais situações de passes de ruptura que pudessem surpreender a sua defesa. As substituições não constituíram nenhuma surpresa, tendo sido feitas apenas trocas directas que poderão ser justificadas com uma intenção de refrescar as equipas e aproveitar outras características que diferenciaram os jogadores, não sendo estas demasiado significativas.

Jogadores-Chave
No Real Madrid, Pepe esteve muito forte defensivamente. Ronaldo e Higuaín foram ameaças permanentes no contra-ataque.
No Barcelona não houve nenhum jogador que se destacasse em relação aos colegas.

Marcha no Marcador
11' - 1x0 (Gonzalo Higuaín)
19' - 2x0 (Cristiano Ronaldo)
45' - 2x1 (Lionel Messi)

Substituições
32' - Entra Martín Montoya para o lugar de Alexis Sánchez. Passam a jogar em 1-4-3-2 (devido à expulsão) com Pedro a passar para o lado direito e Montoya a jogar como lateral direito.
75' - Entra Alex Song para o lugar de Sergio Busquets. Troca directa.
79' - Entra Callejón para o lugar de Ángel Di María. Troca directa.
81' - Entra Cristian Tello para o lugar de Pedro Rodríguez. Troca directa.
81' - Entra Karim Benzema para o lugar de Gonzalo Higuaín. Troca directa.
83' - Entra Luka Modric para o lugar de Mesut Özil. Troca directa.


Árbitro: Mateu Lahoz

Cartões Amarelos: Javier Mascherano (14'), Pepe (20'), Álvaro Arbeloa (37'), Gerard Piqué (50'), Sami Khedira (63') e Sergio Ramos (73').

Cartão Vermelho: Adriano (28').

Assistência: Desconhecido (Santiago Bernabéu)

Clima: Céu limpo (28ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário