domingo, 23 de setembro de 2012

Liga Zon Sagres - Académica x Benfica (4ª Jornada)

1ª Parte
A Académica jogou com um 1-4-3-3 bem definido, defendendo com duas linhas de quatro jogadores bem recuados, com Bruno China entrelinhas. Apenas Cissé ficava acima da linha da bola quando esta estava no meio campo defensivo da Académica. Os extremos mostraram uma grande predisposição para fechar nos corredores laterais. Ofensivamente jogaram em ataque posicional, jogando apoiado a toda a largura do campo, procurando sempre situações em que pudessem ser feitos passes de ruptura para as costas da defesa adversária, para explorar a velocidade dos três homens da frente. Por volta dos 35 minutos, Marinho troca de lado com Wilson Eduardo.
O Benfica jogou claramente em ataque posicional, mostrando uma grande predominância nas acções pelos corredores laterais, onde os extremos ou os defesas laterais procuravam sempre espaço para cruzarem para a área, onde tinham pelo menos duas referências na grande área adversária. Os jogadores mostraram uma grande mobilidade nas acções ofensivas, com os pontas de lança a trabalharem muito bem através de movimentos sem bola de forma a criar espaço para os colegas receberem em zonas mais avançadas. Defensivamente não se mostraram muito agressivos, procurando em primeira instância fechar as linhas de passe do adversário no meio campo defensivo e depois, procurando uma má recepção ou um domínio numa zona em que o portador da bola não tem uma solução de passe imediato, para pressionar o mesmo.

2ª Parte
Ao intervalo entra Nolito por Bruno César, uma substituição que procurava um ataque mais incisivo pelos corredores laterais. Quando aos 49', Rodrigo é expulso, a Académica passa a jogar em 1-4-4-1, apostando numa maior coesão defensiva devido à sua inferioridade numérica. Com uma exibição algo discreta, Enzo Pérez dá lugar a Aimar mas pouco mudou no jogo, numa altura em que a Académica descia ainda mais as suas linhas defensivas de forma a evitar um golo adversário. 5' depois, Wilson marca o 2x1 e logo depois Pedro Emanuel coloca Ogu para dar uma maior consistência defensiva no meio campo. Todas as restantes substituições foram trocas directas e a Académica, estando em vantagem no marcador e inferioridade numérica, apostou tudo na consistência defensiva, numa altura que o Benfica começava a atacar com mais homens. Lima, num remate de meia distância, marcou o golo que estava eminente e definiu assim o resultado final.

Jogadores-Chave
Na Académica, os médios Clayton e Makelele fizeram um jogo muito interessante, com muita segurança nas acções com bola.
No Benfica, Salvio foi o jogador mais desequilibrador, criando vários problemas à defesa da Académica.

Marcha no Marcador
26' - 1x0 (Salim Cissé)
51' - 1x1 (Óscar Cardozo)
70' - 2x1 (Wilson Eduardo)
86' - 2x2 (Lima)

Substituições
Int - Entra Nolito para o lugar de Bruno César. Troca directa.
52' - Entra João Dias para o lugar de Marinho. Passam a jogar em 1-4-4-1 com João Dias a lateral direito, Clayton a médio esquerdo, Wilson a médio direito e Bruno China a médio centro juntamente com Makelele.
65' - Entra Pablo Aimar para o lugar de Enzo Pérez. Troca directa.
73' - Entra John Ogu para o lugar de Salim Cissé. Wilson passa a jogar a ponta de lança, Ogu joga a médio esquerdo e Makelele fica a médio direito, com Clayton e Bruno China a médios centro.
75' - Entra Lima para o lugar de Rodrigo. Troca directa.
83' - Entra Edinho para o lugar de Wilson Eduardo. Troca directa.

Árbitro: Carlos Xistra

Cartões Amarelos: Maxi Pereira (25'), João Dias (55'), Melgarejo (55'), Reiner Ferreira (62'), Ezequiel Garay (69') e John Ogu (77').

Cartão Vermelho: Rodrigo Galo (49').

Assistência: Desconhecido (Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra)

Clima: Chuva ocasional (18ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário