sábado, 22 de setembro de 2012

Premier League - Swansea x Everton (5ª Jornada)

1ª Parte
O Swansea mostrou-se muito passivo nas acções defensivas, dando total iniciativa do jogo ao Everton. Para além da passividade dos jogadores perante o portador da bola adversário, também houve falhas graves a nível posicional, principalmente na linha defensivas com os jogadores a darem espaço para a entrada nas costas em situação legal, com o primeiro central a ser frequentemente o jogador mais recuado. Apesar de ser uma equipa caracterizada pelo seu futebol apoiado, sempre que recuperavam a bola tentavam lançamentos longos para o ataque, por vezes sem qualquer critério. Esta opção foi muitas vezes forçada pela acção defensiva do adversário.
A nível defensivo, o Everton foi extremamente eficaz, pressionando muito forte no seu meio campo defensivo, não dando liberdade aos adversários para trocarem a bola em zonas avançadas. Ao recuperarem a bola, tentaram muitas vezes os lançamentos longos para os jogadores mais avançados, principalmente Fellaini que pelo seu poder físico foi muitas vezes a referência no ataque. Para além dos ataques rápidos e contra-ataques, conseguiram muitas vezes jogar em ataque posicional, gozando do muito espaço dado pelos adversários.

2ª Parte
A entrada de Dyer para o lugar de Pablo Hernández foi a única alteração ao intervalo. O Swansea era a única equipa que tinha razões para mexer, dada a sua fraca prestação na primeira parte. A substituição não surtiu efeito e dez minutos mais tarde entra um médio, Britton por um central. Muito provavelmente, a intenção de Laudrup seria passar a jogar com apenas 3 defesas e arriscar uma superioridade numérica no meio campo, no entanto, Dyer foi expulso três minutos depois, e aí Ki passou a jogar a central. Esta expulsão deitou praticamente por terra quaisquer hipóteses do Swansea virar o jogo, com o Everton a dominar por completo o jogo a partir desse momento. O Everton fez as três substituições que pouca importância tiveram, servindo mais para dar minutos a uns jogadores a poupar outros.

Jogadores-Chave
No Swansea, Vorm foi provavelmente o melhor jogador em campo, tendo sido a solução para muitas falhas defensivas da sua equipa.
No Everton, Fellaini foi o jogador mais influente no processo ofensivo, sendo uma das principais referências das jogadas de ataque.

Marcha no Marcador
22' - 0x1 (Victor Anichebe)
43' - 0x2 (Kevin Mirallas)
82' - 0x3 (Marouane Fellaini)

Substitições
Int - Entra Nathan Dyer para o lugar de Pablo Hernández. Troca directa.
55' - Entra Leon Britton para o lugar de Alan Tate. Ki desce para central e Britton fica a jogar a médio centro.
71' - Entra Steven Naismith para o lugar de Kevin Mirallas. Troca directa.
72' - Entra Itay Shechter para o lugar de Danny Graham. Troca directa.
86' - Entra Magaye Gueye para o lugar de Steven Pienaar. Gueye entra para extremo direito e Naismith passa a jogar atrás do ponta de lança.
86' - Entra Bryan Oviedo para o lugar de Marouane Fellaini. Oviedo fica a jogar a extremo esquerdo.
 

Árbitro: Anthony Taylor

Cartões Amarelos: Ashley Williams (6'), Ki Sung-Yueng (31'), Nathan Dyer (55' e 58'), Ángel Rangel (57'), Michu (65') e Leon Osman (71').

Cartão Vermelho: Nathan Dyer (58').

Assistência: 20464 (Liberty Stadium)

Clima: Céu limpo (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário