domingo, 7 de outubro de 2012

Liga BBVA - Barcelona x Real Madrid (7ª Jornada)

1ª Parte
O Barcelona pressionou alto mas quando se encontrava em organização defensiva, como nos pontapés de baliza adversários, fazia-o com pouca intensidade, preferindo que o adversário construa jogo desde trás. Isto fazia com que o Barcelona fosse acrescentando homens no meio campo ofensivo lentamente de forma a tentar encurralar os jogadores adversários em zonas perigosas para aí ganhar a bola. Na transição defensiva eram mais agressivos tentando ganhar a bola de imediato. Com bola jogaram em ataque posicional, jogando a toda a largura do campo. Procuraram várias vezes ganhar espaço no corredor lateral, principalmente do lado direito, com Pedro a ser alguma vezes solicitado em profundidade. Pelo centro cabia frequentemente a Xavi, Fàbregas ou Iniesta (que procurava muito o jogo interior) combinarem ou conduzirem a bola, com Messi a ser sempre uma ameaça ofensiva. Daniel Alves saiu lesionado.
Em organização defensiva, o Real Madrid defendia no seu próprio meio campo, não arriscando pressionar muito alto de forma a não ser batido nos duelos individuais que criaria obrigatoriamente situações de superioridade numérica adversária no meio campo defensivo. A excepção aconteceu nos esquemas tácticos adversários (pontapés de baliza e lançamentos) onde o Real Madrid subia os seus jogadores para obrigar os adversários a baterem a bola para a frente, de forma a não permitirem que utilizem o seu ponto forte que é o ataque posicional. Ofensivamente utilizaram preferencialmente o contra-ataque, tendo sido muito objectivos na procura de situações de finalização. Mesmo quando conseguiam algum espaço para trocarem a bola com passes curtos, não faziam muitos até que tentavam uma bola longa, fosse através de bolas em profundidade para as costas da defesa adversária ou em cruzamentos para a área.

2ª Parte
Não houve alterações ao intervalo e tudo se manteve na mesma uma vez que qualquer equipa se via com possibilidades de marcar a qualquer momento. O Barcelona acaba por chegar à vantagem através de um livre directo e esse golo precipita uma substituição para cada lado, sendo estas já esperadas e habituais. Sem alterações nos sistemas tácticos, o Real Madrid consegue igualar num passe de rutura. A partir daqui, o jogo começou a ficar mais aberto com ambas as equipas a ambicionarem os três pontos. Isto acabou por favorecer o jogo do Barcelona que começou a criar mais oportunidades de perigo com o decorrer do jogo. O Real Madrid, talvez para dar mais alguma segurança defensiva, colocou Essien no meio campo mas o jogo manteve-se com a mesma tendência.

Jogadores-Chave
No Barcelona, Messi com dois golos marcados acabou por ter influência directa no marcador. Busquets fez também um jogo muito importante a nível defensivo, dando sempre equilíbrios à sua equipa.
No Real Madrid, Ronaldo foi naturalmente dos jogadores mais importantes, sendo sempre uma ameaça ofensiva. Pepe, apesar das responsabilidades num dos golos sofridos, fez uma exibição muito boa, tanto defensivamente como nas primeiras fases de construção.

Marcha no Marcador
23' - 0x1 (Cristiano Ronaldo)
31' - 1x1 (Lionel Messi)
61' - 2x1 (Lionel Messi)
66' - 2x2 (Cristiano Ronaldo)

Substituições
28' - Entra Martín Montoya para o lugar de Daniel Alves. Troca directa. 
62' - Entra Alexis Sánchez para o lugar de Cesc Fàbregas. Iniesta passa para o centro e Alexis joga a extremo esquerdo.
62' - Entra Gonzalo Higuaín para o lugar de Karim Benzema. Troca directa.
80' - Entra Kaká para o lugar de Mesut Özil. Troca directa.
88' - Entra Michael Essien para o lugar de Ángel Di María. Essien fica a jogar a médio centro, Kaká passa para o lado direito e Khedira joga na posição dez.


Árbitro: Delgado Ferreiro

Cartões Amarelos: Pedro Rodríguez (40'), Xabi Alonso (43'), Sergio Busquets (54'), Mesut Özil (57'), Pepe (78') e Álvaro Arbeloa (90').

Assistência: 95000 (Camp Nou)

Clima: Céu limpo (24ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário