domingo, 7 de outubro de 2012

Liga Zon Sagres - Porto x Sporting (6ª Jornada)

1ª Parte
O Porto jogou em ataque posicional, procurando frequentemente atacar pelo lado esquerdo, talvez de forma a explorar a maior inexperiência de Cédric. James do lado contrário fazia os habituais movimentos interiores. Foram sempre muito pacientes na troca de bola e quando conseguiam atacar pelo corredor central, a referência era quase sempre Jackson que depois servia os colegas que faziam as movimentações ofensivas na direcção da bola ou da baliza. Os extremos trocaram algumas vezes de corredor lateral. Defensivamente, tinham um bloco médio alto que nem sempre pressionavam de forma assertiva no meio campo ofensivo, dando inclusive muito espaço aos médios adversários.
O Sporting também jogou em ataque posicional e apesar de apresentarem boas movimentações ofensivas, com os jogadores sem bola a trabalharem bem para dar linhas de passe aos portadores da bola, os jogadores falharam muitos passes e essa foi a razão da fraca ineficiência das acções ofensivas. Defensivamente ficaram sempre no seu meio campo defensivo, jogando de forma compacta e sem grandes preocupações em preparar a transição ofensiva, uma vez que o ataque posicional eram predominante e assim podiam concentrar-se totalmente no processo defensivo quando não tinham a bola.

2ª Parte
Sem alterações ao intervalo, o Sporting optou por continuar na mesma forma, uma vez que apesar das falhas técnicas individuais, a equipa não tinha estado mal em termos de movimentações ofensivas. A entrada de Adrien Silva aos 60' foi possivelmente uma tentativa de acelerar os processos ofensivos, tentando dar uma maior quantidade de passes em detrimento à condução de bola. Com a quantidade de cartões amarelos que os jogadores de Sporting já tinham, Vítor Pereira coloca um desequilibrador no corredor (Atsu) que acabou por ter um papel importante nos desequilíbrios ofensivos do Porto. Aos 71', Rojo é expulso e Oceano faz uma série de adaptações para compensar a falta do central. Insúa passa para central, Pranjic desce para lateral esquerdo. Jeffrén ainda entra para refrescar o ataque mas é aos 85', depois de sofrer o segundo golo, que Oceano retira um médio para colocar um avançado, já depois do Porto passar a jogar em 1-4-2-3-1 com dois pivots defensivos para dar mais consistência defensiva à equipa. Nos últimos minutos de jogo, o Porto também passa a jogar com dez jogadores após a lesão de Alex Sandro.

Jogadores-Chave
No Porto, Jackson mostrou-se um jogador muito importante ao ser uma das principais referências no ataque. João Moutinho foi também muito importante na manobra ofensiva da equipa.
No Sporting, Izmailov e Carrillo são os jogadores mais desequilibradores e é por eles que passam muitos dos ataques.

Marcha no Marcador
10' - 1x0 (Jackson Martínez)
84' - 2x0 (James Rodríguez)

Substituições
17' - Entra Eliaquim Mangala para o lugar de Maicon. Troca directa com Mangala a ficar descaído para o lado esquerdo e Otamendi para o lado direito.
60' - Entra Adrien Silva para o lugar de Marat Izmailov. Troca directa.
66' - Entra Christian Atsu para o lugar de Silvestre Varela. Troca directa.
74' - Entra Jeffrén para o lugar de André Carrillo. Troca directa. Troca directa.
75'' - Entra Steven Defour para o lugar de Lucho González. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com James na posição dez, Defour a extremo direito e Moutinho fica ao lado de Fernando como médio centro.
85' - Entra Valentín Viola para o lugar de Elias. Passam a jogar em 1-4-2-3 com Schaars e Adrien no meio campo e Viola a extremo esquerdo.


Árbitro: Jorge Sousa

Cartões Amarelos: Lucho González (24'), James Rodríguez (26'), Stijn Schaars (34'), André Carrillo (40'), Fernando (40'), Marat Izmailov (51'), Danijel Pranjic (65'), Adrien Silva (68'), Marcos Rojo (69' e 71'), Alex Sandro (79'), Khalid Boulahrouz (83'), Elias (84') e Ricky van Wolfswinkel (88').

Cartão Vermelho: Marcos Rojo (71').

Assistência: 38909 (Estádio do Dragão)

Clima: Céu limpo (19ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário