quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Champions League - Barcelona x Benfica (6ª Jornada)


1ª Parte
O Barcelona jogou com o habitual ataque posicional, apesar de bastante condicionado pela ação defensiva do Benfica. Tentaram construir sempre desde a sua linha defensiva, jogando sempre curto e com os jogadores do meio campo a mostrarem muita mobilidade para que a equipa não tivesse de bater longo para o ataque. Normalmente Pinto batia sempre para um dos médios centro quando não tinha alternativas na linha defensiva. Os avançados também mostraram muita mobilidade com os extremos (principalmente Rafinha) a procurarem muito as zonas interiores. Os laterais não subiram tanto como habitual. No último terço, procuraram muitas vezes passes rasteiros de rutura de forma a isolar um dos avançados. Foram pressionantes mas não de uma forma muito assertiva, permitindo várias vezes que o Benfica resolvesse as situações de pressão adversária.
O Benfica foi muito assertivo defensivamente, nunca permitindo que o Barcelona conseguisse sair confortavelmente com passe curto na 1ª fase de construção. Os pontas de lança encostavam nos centrais e André Gomes ficava sempre perto de Song. Jogaram também com a linha defensiva alta de forma a compactar a equipa e a dar mais eficiência à pressão no meio campo ofensivo. Atuaram com a defesa em linha que mostrou uma coordenação muito boa. Ofensivamente tentaram sempre contra-atacar, havendo sempre muita gente disponível para subir no terreno e dar soluções na 3ª fase de construção. Tentaram sempre aproveitar a subida da linha defensiva adversária para lançar os seus jogadores em velocidade.

2ª Parte
O segundo tempo foi caracterizado por uma clara subida de rendimento do Barcelona que conseguiu controlar melhor o jogo e anular mais eficazmente os lançamentos do Benfica para contra-ataque. Isto pode também ter sido consequência de um desgaste dos jogadores do Benfica cuja estratégia os obrigou a muitos sprints na primeira parte. Apesar do domínio do jogo, só após a entrada de Messi é que o Barcelona se tornou mais perigoso com a bola a chegar mais vezes à baliza do Benfica. As substituições de Jorge Jesus acabaram por não trazer nada de novo à equipa com Bruno César a não ser capaz de desequilibrar (quer como segundo avançado, quer como extremo) e as entradas de Cardozo e Almeida (visaram uma alteração do sistema tático) a significar que o Benfica tinha deixado de ser uma ameaça no contra-ataque, arma através da qual tiveram as melhores e únicas oportunidades de golo. O Barcelona ainda jogou cerca de 10' com dez jogadores após a lesão de Messi mas nem assim perdeu o controlo do jogo. Nos minutos finais, referência a colocação de Luisão no ataque com Matic a descer para central, ficando o Benfica a jogar em 1-4-4-2.

Jogadores-Chave
No Barcelona, apesar do reduzido tempo em jogo, foi Messi quem tornou a equipa mais perigosa e o Benfica teve muitas dificuldades em travar as suas ações ofensivas.
No Benfica, Garay foi provavelmente um dos melhores jogadores em campo com excelentes intervenções defensivas.

Marcha no Marcador
(Não houve golos)

Substituições
58' - Entra Lionel Messi para o lugar de Rafinha. Villa passa para extremo direito e Messi fica como ponta de lança.
63' - Entra Bruno César para o lugar de Nolito. Bruno César fica como segundo avançado e Rodrigo passa para extremo esquerdo.
66' - Entra Gerard Piqué para o lugar de Adriano. Troca direta com Piqué a jogar descaído para a direita e Puyol para a esquerda.
74' - Entra Óscar Cardozo para o lugar de Lima. Troca direta.
74' - Entra André Almeida para o lugar de Rodrigo. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com André Almeida no meio com Matic, André Gomes na posição dez (bastante recuado) e Bruno César a extremo esquerdo. 
78' - Entra Gerard Deulofeu para o lugar de Cristian Tello. Troca direta.


Árbitro: Svein Moen (Noruega)

Cartões Amarelos: Nolito (43'), Rafinha (49'), Ezequiel Garay (56'), Luisão (59'), Adriano (60') e Nemanja Matic (78').

Assistência: 50659 (Camp Nou)

Clima: Céu limpo (10ºC)

2 comentários:

  1. E o resultado? Não? Custa muito? Já agora, bom blog, faltam é os resultados mais explícitos.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joe,

    De facto o resultado não está explícito mas pode ser visto em 'Marcha do Marcador' onde neste caso está referido que não houve golos (logo o resultado foi 0-0). Este blogue não tem a intenção de noticiar resultados mas sim informar sobre aspetos estratégicos e táticos, daí não ser relevante colocar o resultado no próprio título.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar