quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CAN 2013 (Grupo A) - África do Sul x Angola (2ª Jornada)


1ª Parte
A África do Sul jogou em ataque posicional, utilizando frequentemente a velocidade e mobilidade do seu meio campo e ataque onde os jogadores procuravam sempre penetrações pelos seus corredores e várias desmarcações ofensivas. Rentie aparecia a toda a largura do campo, procurando sempre receber a bola no espaço, tendo sido o avançado mais móvel com Mphela a singir-se mais às zonas de finalização. Também Phala e Mahlangu trocaram algumas vezes de posições (situações pontuais), com Furman a ser o médio mais defensivo, tentando equilibrar a equipa que atacava frequentemente com cinco jogadores. Masilela mostrou-se muito importante nos duelos defensivos, tendo sido instransponível no seu corredor lateral onde estava Mateus, uma das maiores ameaças da seleção de Angolana.
Angola começou o jogo com o sistema com que acabou na primeira jornada frente Marrocos. Com Guilherme e Manucho na frente de ataque, procuraram sempre um jogo mais direto, para as desmarcações dos seus avançados. Acabaram por não ser eficientes, tendo sido vítimas da falta de criatividade dos seus jogadores do meio campo. Manucho viu-se obrigado a descer muitas vezes no terreno para vir buscar jogo, prejudicando ainda mais a estratégia de um jogo mais vertical.

2ª Parte
Ao intervalo, Gustavo Ferrín arrisca bastante ao adoptar uma estratégia mais ofensiva, fazendo subir mais os seus laterais, com os médios ala a assumirem posições mais interiores, tentando assim assumir o controlo do jogo, talvez aproveitando o facto de a África do Sul ter jogado a primeira parte com apenas um médio com funções mais defensivas. No entanto, Gordon Igesund também alterou o seu sistema tático, colocando mais um médio de contenção o que acabou por equilibrar a sua equipa face à alteração Angolana. Naturalmente, a Angola começou a criar mais situações de perigo e a África do Sul tentou controlar o resultado, apostando mais nas ações de contra-ataque em detrimento do jogo apoiado. Foi numa dessas ações de contra-ataque que conseguiram aumentar a vantagem numa altura em que Angola parecia estar mais perto de empatar que sofrer o golo, o que acabou por ditar o resultado final. Já perto do minuto 80, África do Sul tira um avançado para colocar um médio e segura assim o jogo que manteve o resultado até ao final.

Marcha no Marcador
30' - 1x0 (Siyabonga Sangweni)
62' - 2x0 (Lehlohonolo Majoro)

Substituições
Int - Entra Reneilwe Letsholonyane para o lugar de May Mahlangu. Passam a joga em 1-4-4-2 com Letsholonyane a jogar a médio centro com Furman.
Int - Entra Djalma para o lugar de Geraldo. Troca direta.
58' - Entra Lehlohonolo Majoro para o lugar de Tokelo Rantie. Troca direta.
65' - Entra Gilberto para o lugar de Dédé. Troca direta.
78' - Entra Oupa Manyisa para o lugar de Katlego Mphela. Passam a joga em 1-4-3-3 com Manyisa a médio centro juntamente com Letsholonyane, Furman a médio defensivo, Phala a extremo direito e Parker a extremo esquerdo.
85' - Entra Amaro para o lugar de Guilherme Afonso. Amaro joga a médio esquerdo, Djalma a médio direito e Mateus a ponta de lança.


Árbitro: Koman Coulibaly (Mali)

Cartão Amarelo: Dany Massunguna (50').

Assistência: 40000 (Moses Mabhida)

Clima: Céu limpo (27ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário