sábado, 19 de janeiro de 2013

CAN 2013 (Grupo A) - Angola x Marrocos (1ª Jornada)


1ª Parte
Angola jogou em ataque posicional, raramente recorrendo ao jogo direto para chegar ao último terço. Mostraram um jogo pouco fluído ao nível da construção com os jogadores a recorrerem muitas vezes aos lances individuais para conseguir criar desequilíbrios. Defensivamente não pressionavam os adversários, recolhendo ao seu meio campo defensivo (onde Manucho não participava no processo defensivo). Não mostraram muita solidez defensiva com Lunguinho a ser muito permeável perante o seu adversário direto Assaidi. Foram muito lentos nas transições defensivas, mostraram pouca entreajuda.
Marrocos dependeu muito de Assaidi para conduzir a bola para o ataque, com o extremo esquerdo a ser o autor de grande parte dos ataques da sua equipa. Tal como Angola, o seu jogo dependeu muito das ações individuais dos seus jogadores com o ponta de lança El Hamdaoui a conseguir sozinho criar algumas boas oportunidades de golo. Defensivamente foram bastante assertivos na pressão no seu meio campo defensivo, pressionando muito o jogador adversário que recebia a bola. Os extremos acompanhavam os laterais adversários sempre que os mesmos subiam no terreno. Foram lentos nas transições defensivas.

2ª Parte
Com a mudança de sistema tático no início da 2ª parte, Angola mudou também a sua abordagem ao jogo no processo ofensivo. Tanto Guilherme como Manucho são jogadores fortes fisicamente e acabaram por servir de dupla referência no ataque, com a equipa a jogar agora mais direto para os seus avançados, não só pelo ar mas também nas transições ofensivas, momento do jogo a que foi dada mais atenção. Mateus e Geraldo (depois Gilberto) mostraram uma boa dinâmica ao atacar nos corredores e a equipa começou a tentar fazer mais cruzamentos para a área, criando assim várias oportunidades para marcar golo. Airosa foi uma substituição também muito feliz de Gustavo Ferrín, anulando por completo o seu adversário direto (ganhou todos os duelos individuais defensivos) e mostrando-se também mais eficaz no processo ofensivo, subindo mais e melhor no corredor direito. Rachid Taoussi colocou a sua equipa a jogar em 1-4-2-3-1 aos 64', talvez numa forma de aproveitar a (teoricamente) maior fragilidade do meio campo Angolano (com apenas 2 homens no corredor central) mas as suas alterações acabaram por não trazer grandes benefícios ao jogo da sua equipa, com Lamá a ter uma segunda parte mais descansada que a primeira. No geral, este segundo tempo acabou por ter mais interesse tático que o primeiro, com as equipas a exporem-se mais e a serem obrigadas a reagir ao contexto do jogo. 

Marcha no Marcador
(Não houve golos)

Substituições
Int - Entra Guilherme Afonso para o lugar de Mingo Bille. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Guilherme e Manucho como pontas de lança, Geraldo a médio ala esquerdo e Mateus a médio ala direito.
64' - Entra Younès Belhanda para o lugar de Abdelaziz Barrada. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Belhanda a jogar a extremo direito, Amrabat na posição dez e Ahmadi a médio centro juntamente com Hermach.
71' - Entra Youssef El Arabi para o lugar de Mounir El Hamdaoui. Troca direta.
78' - Entra Marco Airosa para o lugar de Lunguinha. Troca direta.
82' - Entra Cahir Belghazouani para o lugar de Karim El Ahmadi. Troca direta.
82' - Entra Gilberto para o lugar de Geraldo. Troca direta.


Árbitro: Badara Diatta (Senegal)

Cartões Amarelos: Manucho (34'), Mehdi Benatia (56') e Younès Belhanda (77').

Assistência: 25000 (Soccer City)

Clima: Céu nublado (16ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário