sábado, 19 de janeiro de 2013

CAN 2013 (Grupo A) - África do Sul x Cabo Verde (1ª Jornada)


1ª Parte
A África do Sul foi alternando de certa forma a sua maneira de atacar, tanto com lançamentos longos para os avançados ou médios alas como através de um ataque posicional, nunca mostrando padrões claros de movimentação. Os laterais ajudaram muitas vezes os médios alas com vários overlaps nos corredores laterais Esta subida dos laterais fazia também com que ficassem vulneráveis nas transições ofensivas. Nunca foram muito pressionantes e esperavam acima de tudo por um erro adversário para poderem roubar a bola.
Cabo Verde procurou jogar sempre em ataque posicional com um ritmo de jogo lento, mostrando-se sempre muito pacientes na posse da bola com o jogo a acelerar apenas quando chegava a um dos avançados. Utilizaram um 1-4-4-2 losango que facilmente se confundia com um 1-4-3-3 devido aos espaços laterais cobertos pelos dois avançados. Platini era o homem responsável por ligar o meio campo ao ataque, tendo tido também uma ação defensiva muito importante ao controlar o meio campo adversário. Defenderam no seu meio campo, não pressionando muito os jogadores adversários. Tentaram sempre jogar com os setores de jogo próximos, mostrando muita entreajuda entre os jogadores com os avançados a descerem para ajudarem a defender os corredores laterais, o que fez também com que não fossem uma ameaça séria nas transições ofensivas.

2ª Parte
Gordon Igesund foi o primeiro treinador a fazer alterações retirando Dikgacoi, que teve uma exibição muito apagada, para colocar Chabangu que atuou como o médio mais ofensivo. A África do Sul pareceu tentar controlar mais o jogo que na primeira parte, apostando agora mais no ataque posicional. Aos 60', fazem uma nova alteração no meio campo colocando Serero como médio mais ofensivo (Chabangu passou para o lado esquerdo). Serero foi um jogador com funções claramente ofensivas, aparecendo várias vezes no último terço do campo, ainda assim não conseguiram criar grandes oportunidades de golo (apenas uma em todo o jogo). Lúcio Antunes só mexeu aos 63' colocando um jogador muito alto que funcionou como referência ofensiva (Júlio Tavares). A partir daqui foram alterando várias vezes de sistema, com o 1-4-4-2 a confundir-se com o 1-4-3-3, não ficando claro se isto acontecia por situações pontuais de desposicionamento defensivo / ofensivo ou por indicação técnica. As restantes alterações de ambas as equipas visaram refrescar o ataque com a equipa de Cabo Verde a mostrar-se claramente mais satisfeita com o empate frente aos anfitriões do torneio.

Marcha no Marcador
(Não houve golos)

Substituições
Int - Entra Lerato Chabangu para o lugar de Kagisho Dikgacoi. Troca direta.
60' - Entra Thulani Serero para o lugar de Siphiwe Tshabalala. Chabangu passa para médio ala esquerdo e Serero joga como médio mais ofensivo.
63' - Entra Júlio Tavares para o lugar de Platini. Passam a jogar em 1-4-3-3 com Tavares a ponta de lança e Héldon e Mendes como extremos (foram alterando o corredor entre eles).
68' - Entra Katlego Mphela para o lugar de Lehlohonolo Majoro. Troca direta.
77' - Entra David Silva para o lugar de Héldon. Voltam a jogar em 1-4-4-2 losango com David Silva a médio ofensivo e Mendes e Tavares como avançados.
85' - Entra Rony para o lugar de Ryan Mendes. Voltam a jogar em 1-4-3-3 com Rony a extremo direito, Tavares a ponta de lança e David Silva a extremo esquerdo.


Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia)

Cartões Amarelos: Angele Ngcongca (44') e Platini (60').

Assistência: Desconhecido (Soccer City)

Clima: Chuva (19ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário