domingo, 13 de janeiro de 2013

Liga Zon Sagres - Benfica x Porto (14ª Jornada)


1ª Parte
Sem bola, o Benfica atuava num 1-4-4-2 clássico com Enzo Pérez e Matic no corredor central do meio campo e Lima a descer ligeiramente sempre que necessário para ajudar na pressão ao meio defensivo adversário. Não jogaram com um bloco muito alto, pressionando principalmente no seu meio campo defensivo, com os avançados a não serem muito assertivos nas ações de pressão para lá da linha do meio campo. No processo ofensivo, Enzo Pérez subia no terreno jogando praticamente na posição dez. Gaitán, mesmo jogando no corredor esquerdo, tentava vários movimentos interiores com bola, conseguindo alguns desequilíbrios através do drible. Os cruzamentos do lado esquerdo saiam apenas dos pés de Melgarejo. Salvio jogou mais encostado à linha. Tiveram muitas dificuldades em construir devido à pressão do adversário.
O Porto pressionou muito alto, limitando ao máximo as primeiras fases de construção do Benfica. Tentaram sempre ganhar a bola em posições adiantadas do terreno. Ofensivamente, tentaram criar desequilíbrios aproveitando a subida dos seus laterais, principalmente de Danilo que gozava de mais espaço que Alex Sandro uma vez que Defour, extremo direito, aparecia várias vezes no corredor central sem bola, abrindo o corredor para a subida do seu colega. Varela é um jogador mais de corredor e costuma fazer apenas movimentos interiores com bola. 

2ª Parte
Sem alterações ao intervalo, ambas as equipas sabiam o que esperar do jogo e tanto Jorge Jesus como Vítor Pereira preferiram manter-se na espetativa sobre qualquer alteração do adversário. Acabou por ser um jogo equilibrado com ambas as equipas bem organizadas no processo defensivo, obrigando os seus jogadores a tentarem recorrer várias vezes a ações individuais para criarem desequilíbrios. A colocação de Carlos Martins por Enzo Pérez foi uma resposta à forte presença do Porto no meio campo, sendo Enzo Pérez um jogador sem grandes atributos defensivos e já com cartão amarelo. Aimar poderá ter entrado com o objetivo de trazer mais criatividade à equipa mas ao jogar numa posição tão adiantada acabou por não ter soluções nos passes de rutura (Cardozo era mais lento que qualquer um dos centrais do Porto) nem foi uma ameaça ao aparecer nas costas da defesa. A entrada de Izmaylov no Porto acabou por ditar uma alteração no sentido do jogo com Varela a passar para o lado direito e a não dar tanto espaço a Danilo para subir como dava Defour. Izmaylov, sendo destro, acabou por dar esse espaço a Alex Sandro. Dada a consistência defensiva do Porto, Jorge Jesus viu em Ola John o desequilibrador que podia decidir alguma coisa no jogo. Já Vítor Pereira contentou-se com o empate ao colocar mais um defesa e a queimar a última substituição, tirando o capitão que ao trocar a braçadeira conseguiu ganhar alguns segundos preciosos. 

Jogadores-Chave
No Benfica, Jardel e Matic fizeram um jogo muito bom, a nível defensivo. Deram muita segurança à sua equipa.
No Porto, Mangala fez um grande jogo anulando por completo os seus adversários diretos. Alex Sandro esteve em destaque, na segunda parte, no processo ofensivo e também nas ações individuais defensivas.

Marcha no Marcador
8' - 0x1 (Eliaquim Mangala)
10' - 1x1 (Nemanja Matic)
15' - 1x2 (Jackson Martínez)
17' - 2x2 (Nicolás Gaitán)

Substituições
58' - Entra Carlos Martins para o lugar de Enzo Pérez. Troca direta.
69' - Entra Pablo Aimar para o lugar de Lima. Troca direta.
75' - Entra Marat Izmaylov para o lugar de Steven Defour. Izmaylov fica a jogar a extremo esquerdo e Varela passa para o lado direito.
88' - Entra Ola John para o lugar de Nicolás Gaitán. Troca direta.
88' - Entra Abdoulaye para o lugar de Silvestre Varela. Passam a jogar em 1-5-3-2 com Izmaylov e Jackson como homens mais adiantados e Abdoulaye a ser o terceiro central.
93' - Entra André Castro para o lugar de Lucho González. Troca direta.


Árbitro: João Ferreira

Cartões Amarelos: Enzo Pérez (47'), Nemanja Matic (63'), João Moutinho (82') e Maxi Pereira (86').

Assistência: 60566 (Estádio Sport Lisboa e Benfica)

Clima: Céu pouco nublado (11ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário