sábado, 2 de fevereiro de 2013

CAN 2013 - Gana x Cabo Verde (Quartos de Final)

 
1ª Parte
O Gana entrou em jogo tentando dominar a posse da bola, agindo de acordo com o seu estatuto de favorito. Trocaram bem a bola a toda a largura mas as situações em que criavam mais perigo era através dos ataques pelos corredores laterais, onde ao conseguirem espaço, cruzavam para o interior da área onde estavam habitualmente 3 jogadores em zona de finalização. A meio da primeira parte Atsu trocou de lado com Adomah mas esta alteração não trouxe nada de novo ao jogo da sua equipa. 
Cabo Verde teve algumas dificuldades em jogar em ataque posicional, método de jogo ofensivo com o qual têm jogado na competição, muito por culpa da pressão adversária que dava pouco espaço aos jogadores do corredor central. O seu sistema tático não teve qualquer alteração para aquilo que é habitual, apenas se notou uma maior tendência em jogar um futebol mais direto, tentando colocar as bolas nas costas da defesa, principalmente para Héldon ou diretamente para Tavares que desviava de cabeça para a desmarcação de um colega (Mendes ou Héldon). Babanco não descaiu tanto para o corredor lateral, face à necessidade da equipa ocupar mais a zona central devido à quantidade de jogadores adversários naquele corredor.

2ª Parte
A única alteração tática aconteceu da parte de Cabo Verde mas em termos de jogo corrido, acabou por ser mais relevante quem entrou, uma vez que o segundo tempo foi marcado por um grande número de faltas por parte do Gana e as bolas paradas ofensivas tornaram-se a forma mais eficaz de chegar à baliza de Dauda. Depois de Lúcio Antunes ter colocado Platini após lesão de Mendes (ainda com o jogo empatado), entraram depois Djaniny e Rambé que são dois jogadores muito fortes no jogo aéreo. Cabo Verde tentou assim potenciar ao máximo o que o jogo lhes oferecia e só não marcou porque Dauda fez uma exibição fantástica na baliza adversária com várias defesas de grande nível. O segundo golo acontece após um canto de Cabo Verde em que Vozinha subiu à área adversária e ninguém ficou na linha do meio campo para proteger a baliza.

Jogadores-Chave
No Gana, Dauda foi claramente o melhor jogador, salvando a sua equipa ao defender vários lances de golo.
Em Cabo Verde, Héldon acabou por assumir uma grande importância no jogo, quer no jogo corrido, quer na concretização das bolas paradas.

Marcha no Marcador
54' - 1x0 (Wakaso Mubarak)
95' - 2x0 (Wakaso Mubarak)

Substituições
47' - Entra Wakaso Mubarak para o lugar de Albert Adomah. Troca direta.
51' - Entra Platini para o lugar de Ryan Mendes. Troca direta.
67' - Entra Djaniny para o lugar de Tony Varela. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Babanco e Soares como duplo pivôt, Platini na posição dez, Héldon a extremo esquerdo, Djaniny a extremo direito e Tavares a ponta de lança.
78' - Entra Solomon Asante para o lugar de Christian Atsu. Troca direta.
80' - Entra Rambé para o lugar de Júlio Tavares. Troca direta.
84' - Entra Derek Boateng para o lugar de Mohamed Rabiu. Troca direta.


Árbitro: Rajindraparsad Seechurn (Maurícias)

Cartões Amarelos: Babanco (16'), Mohamed Rabiu (27'), Carlitos (53'), John Pantsil (63'), Harrison Afful (68') e Rambé (87').

Assistência: Desconhecido (Nelson Mandela Bay Stadium)

Clima: Céu limpo (24ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário