quarta-feira, 10 de abril de 2013

Champions League - Juventus 0 x 2 Bayern Munique (Quartos de Final - 2ª Mão)


Marcha no Marcador
64' - 0x1 (Mario Mandzukic)
91' - 0x2 (Claudio Pizarro)

1ª Parte
Ambas as equipas jogavam em ataque posicional, a única diferença na eficácia do seu jogo apoiado residia na ação ofensiva do adversário. O Bayern Munique pressionava a todo o campo, com os jogadores da frente a serem particularmente assertivos nestas ações, o que dificultava muito o processo ofensivo da Juventus. Por outro lado, a Juventus também tentava pressionar o Bayern (a desvantagem na eliminatória obrigava a isso) mas o seu sistema tático era propenso a desequilíbrios ofensivos caso esta pressão fosse feita em zonas muito avançadas no terreno. Jogando com 3 centrais contra uma equipa onde os extremos são os principais desequilibradores, dificulta muito a subida dos alas que são obrigados a defender. Ainda assim, por várias vezes, o Bayern trocou a bola a toda a largura com o objetivo de atrair a equipa adversária (para desposicionar os alas) de forma a encontrar espaço para lançar os extremos no corredor lateral, obrigando um dos centrais a ir ao seu encontro e fragilizando a equipa adversária na zona de finalização. Ribéry assumiu uma importância vital no jogo do Bayern, tendo aparecido várias vezes em zonas centrais para criar superioridade numérica no meio campo, impedindo qualquer tentativa da equipa adversária de realizar marcações individuais, dando sempre muito espaço aos seus colegas para jogar. Shcweinsteiger também mostrou muita mobilidade, dando uma grande dinâmica ofensiva à sua equipa. Na Juventus, era natural a procura dos corredores laterais para atacar mas Alaba e Lahm raramente se deixam surpreender e foi preciso os médios Marchisio e Pogba virem ajudar os seus alas a criar desequilíbrios.

2ª Parte
Apenas aos 66' (2' depois de terem sofrido golo) é que Antonio Conte mexe na equipa colocando Matri por Quagliarella. As outras duas substituições de Conte foram também trocas diretas e apesar de manter o mesmo sistema tático, tendo de marcar dois golos para igualar a eliminatória, pode ser criticado por excesso de conservadorismo mas da forma que o Bayern estava a jogar, era difícil retirar um jogador fosse de que setor fosse para colocar mais um atacante, uma vez que corria o risco de desequilibrar por completo a sua equipa em fase defensiva. Jupp Heynckes, como é habitual, deixou as alterações para o fim do jogo, sendo que a primeira foi feita apenas aos 80' e foi talvez a mais controversa, colocando um jogador em risco de suspensão caso visse um cartão, por troca com Ribéry tendo inclusive um extremo no banco. Poderia até ter a intenção de procurar o cartão para esse jogador para o 'limpar' para a 2ª mão mas apesar de ser bastante arriscado, o jogador não viu o cartão. De resto, o jogo não foi mais que a gestão dos jogadores do Bayern e o tentar o golo de honra por parte da Juventus uma vez que a eliminatória, da forma que o jogo corria, já estava decidida desde o golo de Mandzukic.

Substituições
35' - Entra Jérôme Boateng para o lugar de Daniel van Buyten. Troca direta com Van Buyten a sair lesionado.
66' - Entra Alessandro Matri para o lugar de Fabio Quagliarella. Troca direta.
69' - Entra Mauricio Isla para o lugar de Simone Padoin. Troca direta.
79' - Entra Emanuele Giaccherini para o lugar de Claudio Marchisio. Troca direta.
80' - Entra Luiz Gustavo para o lugar de Franck Ribéry. Müller passa para o lado esquerdo, Schweinsteiger fica na posição dez e Luiz Gustavo vai para médio centro.
83' - Entra Claudio Pizarro para o lugar de Mario Mandzukic. Troca direta.


Árbitro: Velasco Carballo (Espanha)

Cartões Amarelos: Mario Mandzukic (7') e Leonardo Bonucci (13').

Assistência: 40823 (Juventus)

Clima: Céu limpo (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário