segunda-feira, 8 de abril de 2013

Liga Zon Sagres - Porto 3 x 1 Braga (25ª Jornada)


Marcha no Marcador
22' - 0x1 (Alan)
37' - 1x1 (James Rodríguez)
83' - 2x1 (Kelvin)
86' - 3x1 (Kelvin)

1ª Parte
Foi um jogo entre duas equipas que assumiram estratégias completamente distintas. Por um lado, o Porto jogou em ataque posicional, assumindo o controlo do jogo do primeiro ao último minuto. Os médios e avançados mostraram uma grande mobilidade, com os interiores Moutinho e Lucho a trocarem várias vezes com os extremos que procuravam constantemente o jogo interior, também os laterais se envolveram muito no ataque, deixando apenas os dois centrais junto à linha do meio campo (estiveram sempre em superioridade numérica porque o Braga apenas deixava Mossoró no ataque). O Porto jogou a toda a largura e procurou sempre os espaços interiores apesar da dificuldade para o fazer devido à ação defensiva do Braga, que tinha uma linha defensiva de 4 jogadores mais uma linha média de 5 jogadores, que apresentaram uma distância intersetorial muito curta e sempre a procurar fechar o corredor central. O Braga defendeu sempre no seu próprio meio campo e apenas pressionava os jogadores adversários quando estes estavam dentro do bloco defensivo, permitindo aos adversários explorar o jogo exterior, tentando apenas fechar as linhas de passe para o corredor central. O jogo ofensivo do Braga resumia-se às suas ações de contra-ataque, onde os seus jogadores tentavam colocar a bola na frente imediatamente após a sua conquista. O Porto também foi sempre muito pressionante sem bola, não permitindo o Braga construir quando tinha oportunidade.
O Braga marcou numa das poucas oportunidades que teve para combinar junto à área adversária, com Alan a rematar de primeira para o golo. James marcou numa das poucas vezes que o Porto conseguiu ter a bola no corredor central em condições para rematar à baliza.

2ª Parte
Com a igualdade na partida, o jogo manteve-se com a mesma tendência, com o Braga a mostrar-se satisfeito com o empate e a defender muito bem o espaço interior, mantendo o Porto longe da baliza. Vítor Pereira, com a sua equipa a dominar claramente o jogo, fez a única coisa que podia fazer para tentar resolver o jogo que foi colocar dois desequilibrados nos corredores laterais para tentar encontrar mais espaços no corredor central, sendo que Kelvin acaba por decidir o jogo. A colocação de James atrás de Jackson acabou por atrair mais atenção por parte dos jogadores do Braga, abrindo mais espaços nos corredores laterais. José Peseiro refrescou a frente de ataque para manter em aberto a sua solução ofensiva, mudando apenas o sistema tático quando em desvantagem, colocando um criativo na posição dez e refrescando o corredor direito mas já era demasiado tarde para alterar o resultado.

Substituições
Int - Entra Abdoulaye para o lugar de Maicon. Troca direta com Maicon a sair lesionado.
62' - Entra Christian Atsu para o lugar de Steven Defour. Troca direta.
68' - Entra Carlão para o lugar de Mossoró. Troca direta.
76' - Entra Kelvin para o lugar de Lucho. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Fernando e Moutinho a médios centro, James na posição dez e Kelvin a extremo direito.
86' - Entra Rúben Micael para o lugar de Hugo Viana. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Rúben Micael a jogar na posição dez e Custódio a jogar a médio centro ao lado de Mauro.
90' - Entra Hélder Barbosa para o lugar de João Pedro. Troca direta.

Árbitro: Pedro Proença

Cartão Amarelo: Quim (67')

Assistência: 32000 (Estádio do Dragão)

Clima: Céu nublado (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário