quarta-feira, 3 de abril de 2013

Champions League - Real Madrid 3 x 0 Galatasaray (Quartos de Final - 1ª Mão)

Marcha no Marcador
9' - 1x0 (Cristiano Ronaldo)
29' - 2x0 (Karim Benzema)
73' - 3x0 (Gonzalo Higuaín)

1ª Parte
O Real Madrid apostou muito nas transições ofensivas, aproveitando o facto do Galatasaray deixar poucos elementos atrás em organização ofensiva onde os laterais subiam no terreno para dar solução nos corredores laterais, uma vez que o sistema tático da equipa obrigava os médios ala a procurarem jogo interior. Sneijder assumia um posicionamento muito ofensivo (quase como terceiro avançado) e Filipe Melo ficava por vezes sozinho no corredor central. Benzema foi bastante importante na manobra ofensiva do Real Madrid, onde a sua equipa procurou bastantes passes de rutura e ele tentou jogar sempre no limite do fora de jogo, aproveitando os espaços vazios nas transições, tentando também arrastar os centrais para a entrada dos seus colegas. A equipa do Galatasaray tentou várias vezes jogar rápido para os dois avançados mas também por várias vezes jogou em ataque posicional. Esta facilidade que o Galatasaray teve para subir no terreno com bola controlada poderá ter sido uma nuance estratégica de José Mourinho, permitindo a equipa adversária subir no terreno para poder potenciar as transições ofensivas. Defensivamente, o Real Madrid só se mostrava mais assertivo na pressão quando a bola chegava a Drogba, Yilmaz ou Sneijder. Ainda menos assertivos foram os jogadores do Galatasaray que também jogaram bastante recuados mas eram muito permissivos perante os jogadores do Real Madrid.

2ª Parte
Fatih Terim alterou o seu sistema tático, passando a jogar em 1-3-5-2 onde a entrada de Gökhan Zan por Sneijder significou que o Galatasaray abdicou do jogador na posição dez introduzindo mais um central, permitindo a subida dos laterais. O que poderia parecer uma substituição defensiva, acabou por ser um risco ao colocar a sua defesa em igualdade numérica com o trio ofensivo do Real Madrid, por outro lado tentava assim fechar mais as unidades da defesa para impedir passes de rutura por entre os centrais. Foi uma substituição que acabou por cumprir em termos defensivos, uma vez que o Real Madrid só marcou de livre indireto. Nas restantes substituições do Galatasaray, de salientar a entrada de Bulut que era mais um avançado a mostrar a ambição de Fatih Terim. As substituições de Mourinho foram as habituais, excepto a entrada de Pepe por Di María que teve o intuito de dar mais consistência defensiva ao meio campo, de forma a segurar o excelente resultado que tinha sido conseguido até então.

Jogadores-Chave
No Real Madrid, Benzema foi muito importante nas suas movimentações, tendo criado muitas dificuldades aos centrais adversários e aparecendo sempre no espaço vazio nos corredores laterais.
No Galatasaray, Drogba esteve muito ativo, tendo sido o avançado mais solicitado.

Substituições
Int - Entra Gökhan Zan para o lugar de Wesley Sneijder. Passam a jogar em 1-3-5-2 com Gökhan a ficar como central e os laterais Riera e Eboué a assumirem todo o corredor lateral.
65' - Entra Gonzalo Higuaín para o lugar de Karim Benzema. Troca direta.
78' - Entra Umut Bulut para o lugar de Hamit Altintop. Passam a jogar em 1-3-4-3 com Filipe Melo e Inan a ficarem como médios centro e Bulut a ser o terceiro avançado.
80' - Entra Luka Modric para o lugar de Mesut Özil. Troca direta.
83' - Entra Nordin Amrabat para o lugar de Albert Riera. Troca direta.
86' - Entra Pepe para o lugar de Ángel Di María. Modric passa a jogar como extremo direito, Pepe a médio centro e Khedira fica como médio mais ofensivo.


Árbitro: Svein Oddvar Moen (Noruega)

Cartões Amarelos: Dany Nounkeu (40'), Filipe Melo (71'), Burak Yilmaz (78'), Micahel Essien (84'), Didier Drogba (88'), Sergio Ramos (90') e Luka Modric (92').

Assistência: 76462 (Santiago Bernabéu)

Clima: Céu nublado (8ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário