domingo, 21 de abril de 2013

Liga Zon Sagres - Benfica 2 x 0 Sporting (26ª Jornada)


Marcha no Marcador
36' - 1x0 (Eduardo Salvio)
75' - 2x0 (Lima)

1ª Parte
Ambas as equipas jogaram em ataque posicional e ambas procuravam muito os corredores laterais para cruzar para a área, variando a forma como a bola entrava nos corredores. O Benfica fazia a bola entrar muitas vezes no corredor central, daí ia para os corredores laterais e esta tendência pode parecer paradigmática uma vez que na teoria, o Sporting tinha superioridade numérica no centro do terreno mas o posicionamento dos laterais e dos extremos do Benfica compensavam a falta de homens nessa zona do campo com constantes linhas de passe ao portador da bola uma vez que os extremos (principalmente Gaitán) apareciam muito no corredor central, também para facilitar a profundidade do lateral do lado da bola e o lateral do lado contrário também fecha sempre dentro numa zona entre a linha dos centrais e a do meio campo. O Sporting já colocava a bola nos corredores em profundidade desde trás, principalmente para o lado direito de forma a aproveitar a velocidade e força de Bruma. Em ataque organizado, a subida dos laterais para fazer o overlap aos extremos criaram muitas dificuldades à defesa do Benfica e apenas o bom trabalho ao nível das interceções da linha defensiva do Benfica impediu que o Sporting tivesse marcado nestas situações. Em termos defensivos,  Benfica defendeu em zonas mais adiantadas do terreno, principalmente depois do primeiro golo. O Sporting defendeu perto do meio campo, com André Martins a juntar-se a Wolfswinkel na pressão à linha defensiva adversária e atrás deles, jogarem duas linhas de quatro jogadores com ambos os extremos a mostrarem-se muito disciplinados no processo defensivo.

2ª Parte
A primeira alteração tática foi feita por Jesualdo Ferreira aos 64', mudando o sistema para 1-4-3-3 o que permitiu subir um médio no terreno e potenciar mais a capacidade para circular a bola em zonas mais adiantadas, reforçando a superioridade numérica nesse setor. Talvez por isso, a resposta de Jorge Jesus consistiu em retirar Cardozo para colocar, na sua posição, Gaitán que assumiu naturalmente um posicionamento defensivo mais recuado de forma a ajudar mais o setor médio. Pouco tempo depois do segundo golo, Jesus coloca André Gomes e passa a jogar em 1-4-3-3 de forma a dar mais consistência defensiva no setor intermédio e conseguiu assim controlar o jogo até ao final.

Substituições
64' - Entra Stijn Schaars para o lugar de Eric Dier. Passam a jogar em 1-4-3-3 com Rinaudo a ficar como médio defensivo, Schaars e André Martins a médios centro. Eric Dier sai lesionado.
65' - Entra Valentín Viola para o lugar de Diego Capel. Viola vai para extremo direito e Bruma passa para extremo esquerdo.
69' - Entra Ola John para o lugar de Óscar Cardozo. Ola John fica como extremo esquerdo e Gaitán passa para avançado.
74' - Entra Khalid Boulahrouz para o lugar de Miguel Lopes. Boulahrouz fica como central e Ilori passa para lateral direito. Miguel Lopes sai lesionado.
81' - Entra André Gomes para o lugar de Nicolás Gaitán. O Benfica passa a jogar em 1-4-3-3 com André Gomes e Enzo Pérez a jogarem como médios centro e Matic a ficar como médio defensivo.
92' - Entra Jardel para o lugar de Luisão. Troca direta.


Árbitro: João Capela

Cartões Amarelos: Luisão (66'), Valentín Viola (84') e Fito Rinaudo (89').

Assistência: 62553 (Estádio Sport Lisboa e Benfica)

Clima: Céu limpo (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário