sábado, 31 de agosto de 2013

Liga Zon Sagres - Sporting 1 x 1 Benfica (3ª Jornada)


Marcha no Marcador
10' - 1x0 (Fredy Montero)
65' - 1x1 (Lazar Markovic)

1ª Parte
O Sporting jogou em ataque posicional, fazendo uso da sua superioridade numérica no meio campo para conseguir rodar o centro do jogo com mais facilidade. A grande mobilidade do seus jogadores permitiu o portador da bola ter sempre uma linha de passe viável, destaque para André Martins e Fredy Montero que saiam várias vezes das suas posições para dar solução. Este último funcionou várias vezes como apoio, jogando de costas para a baliza antes de servir de primeira os médios ou extremos para atacar depois a zona de finalização (tal como aconteceu no golo). Um dos aspectos mais importantes do jogo do Sporting, que limitou muito a ação do Benfica, foi a pressão defensiva que aliada a uma maior povoação do meio campo, foi muito eficiente para recuperar a bola. Isto fez com que o Benfica tivesse muitas dificuldades em jogar no corredor central, com os extremos a entrarem várias vezes no meio para procurar a bola. Com os laterais a subirem pouco e os extremos a aparecerem muito no corredor central, acabou por não haver muitas situações de cruzamento para tirar proveito dos dois pontas de lança em zona de finalização.

2ª Parte
Após uma primeira parte que foi dominada pelo Sporting, o Benfica aparece melhor na segunda, com a entrada de Markovic a ter um efeito muito positivo, principalmente depois de Jorge Jesus ter trocado os extremos de flanco, mostrando sempre uma grande capacidade de drible que criou vários desequilíbrios na defesa do Sporting, conseguindo ficar por duas vezes isolado na frente de Patrício (marcando um golo na segunda oportunidade). Leonardo Jardim, momentos antes do golo do Benfica, coloca Dier em campo alterando o sistema tático para 1-4-2-3-1, colocando a equipa mais defensiva. Acabou por ser uma troca infeliz porque o golo nasceu no espaço de Dier e Rojo (as duas trocas na linha defensiva) e porque a equipa ficou sem capacidade de resposta à subida de rendimento do Benfica que se tinha tornado numa equipa mais confiante. Leonardo Jardim ainda refresca o ataque, mudando o sistema para 1-4-4-2 com a entrada de Slimani mas foi uma alteração que não teve efeitos práticos.

Substituições
43' - Entra Rúben Amorim para o lugar de Enzo Pérez. Troca direta com Enzo a sair lesionado.
45' + 4' - Entra Lazar Markovic para o lugar de Eduardo Salvio. Troca direta com Salvio a sair lesionado.
50' - Entra Óscar Cardozo para o lugar de Nicolás Gaitán. Cardozo fica a ponta de lança e Rodrigo passa para o lado esquerdo.
62' - Entra Eric Dier para o lugar de Wilson Eduardo. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Dier a central, Rojo a passar para lateral esquerdo, Adrien a médio centro com William Carvalho, André Martins na posição dez e Jefferson a subir para extremo esquerdo.
74' - Entra Diego Capel para o lugar de André Carrillo. Troca direta.
85' - Entra Islam Slimani para o lugar de Jefferson. Passam a jogar em 1-4-4-2 com André Martins no corredor direito, Capel no esquerdo e Montero na frente com Slimani.


Árbitro: Hugo Miguel

Cartões Amarelos: Marcos Rojo (9'), Nemanja Matic (41'), Maxi Pereira (45'+1), Fredy Montero (50'), André Carrillo (54') e Rúben Amorim (85').

Assistência: 46109 (Estádio José Alvalade)

Clima: Céu limpo (26ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário