sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Supertaça Europeia - Bayern Munique 2 x 2 Chelsea


Marcha no Marcador
8' - 0x1 (Fernando Torres)
47' - 1x1 (Franck Ribéry)
93' - 1x2 (Eden Hazard)
121' - 2x2 (Javi Martínez)

1ª Parte
O Bayern Munique jogou em ataque posicional, controlando sempre a posse da bola, onde os extremos vinham regularmente para o corredor central com a bola nos pés, ou procuravam receber dentro abrindo espaço para a subida dos laterais, assegurando sempre várias linhas de passe ao portador da bola. Num estilo de passe predominantemente curto, a exceção era Dante que tentou várias vezes lançamentos longos para o lado direito desde a linha de meio campo. Defensivamente, pressionaram muito forte nas transições defensivas, sendo que em organização defensivo a pressão não era tão forte. Apesar de terem tido uma clara superioridade na percentagem da posse da bola, não criaram assim tantas oportunidades de golo em lances de bola corrida uma vez que o Chelsea apresentou um sistema muito compacto defensivamente, com os extremos a descerem muito para anular a subida dos laterais adversários. Ainda assim, tentavam sempre dificultar ao máximo a 1ª e 2ª fase de construção do Bayern, pressionando a meio do meio campo ofensivo, o que fez com que a equipa adversária perdesse a coesão ofensiva no momento de entrar no meio campo ofensivo. O Chelsea tentou sempre tirar o máximo partido das transições ofensivas (marcando assim o golo), aproveitando o grande balanceamento ofensivo da equipa adversária. Quando conseguiam espaço, atacavam também em ataque posicional.

2ª Parte
O jogo recomeça praticamente com o golo do empate de Ribéry e pouco tempo depois, Josep Guardiola retira Rafinha que tinha estado muito apagado do jogo para colocar Javi Martínez a médio defensivo e colocando Lahm a lateral. Mais tarde, Guardiola ainda coloca Götze em campo mas o momento mais marcante do jogo é a expulsão de Ramires a 5' do final, obrigando o Chelsea a jogar em 1-4-4-1, reduzindo a capacidade de pressão no processo defensivo o que deu ainda mais espaço ao Bayern para controlar a bola. José Mourinho viu-se obrigado a colocar Mikel no eixo do meio campo para dar mais consistência defensiva e assim conseguiu aguentar o jogo até ao final da 2ª parte.

Prolongamento
Tal como começou a 1ª e a 2ª parte, também há um golo no início do prolongamento, agora para o Chelsea que se coloca em vantagem com um jogador a menos. Isto fez o Chelsea recuar ainda mais e o Bayern conseguir mais oportunidades de golo, sempre negadas por Cech. Guardiola refresca o ataque, Mourinho faz o mesmo até que aos 113', abdica do avançado, defendendo declaradamente o resultado sem quaisquer perspectivas de contra-ataque. Apesar disso, Guardiola ainda demorou um pouco a colocar os seus centrais em posições de ataque, sendo que o golo do empate acontece no último minuto, numa bola bombeada para Dante que acaba finalizada por Javi Martínez.

Penaltis
1 - David Alaba remata para a esquerda com Petr Cech a cair para o lado contrário.
1 - David Luiz remata para a direita com Manuel Neuer a cair para o lado contrário.
2 - Toni Kroos remata para a direita com Petr Cech a cair para o lado contrário.
2 - Oscar remata para a esquerda com Manuel Neuer a não chegar à bola. 
3 - Philipp Lahm remata para a esquerda com Petr Cech a não chegar à bola.
3 - Frank Lampard remata para a direita com Manuel Neuer a cair para o lado contrário.
4 - Franck Ribéry remata para a direita com Petr Cech a cair para o lado contrário.
4 - Ashley Cole remata para a direita com Manuel Neuer a cair para o lado contrário.
5 - Xherdan Shaqiri remata para a direita com Petr Cech a não chegar à bola.
5 - Romelu Lukaku remata para a direita com Manuel Neuer a defender a bola.

Substituições
56' - Entra Javi Martínez para o lugar de Rafinha. Lahm passa para lateral direito, Kroos para médio interior e Javi Martínez fica na posição de médio defensivo.
71' - Entra Mario Götze para o lugar de Thomas Müller. Troca direta.
87' - Entra John Obi Mikel para o lugar de André Schürrle. Mikel fica como médio centro e Oscar passa para médio direito.
95' - Entra Xherdan Shaqiri para o lugar de Arjen Robben. Troca direta.
98' - Entra Romelu Lukaku para o lugar de Fernando Torres. Troca direta.
113' - Entra John Terry para o lugar de Eden Hazard. Passam a jogar em 1-5-4-0 com Terry a ser o 3º central e Lukaku a fechar o lado direito do meio campo com Oscar a passar para o lado esquerdo.


Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)

Cartões Amarelos: Franck Ribéry (23'), Gary Cahill (41'), Ramires (64' e 85), David Luiz (66'), Jérôme Boateng (84'), Fernando Torres (90'), Romelu Lukaku (99'), Ashley Cole (118') e Branislav Ivanovic (120').

Cartão Vermelho: Ramires (85').

Assistência: 17686 (Eden Arena)

Clima: Céu pouco nublado (19ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário