segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Liga Zon Sagres - Benfica 2 x 0 Porto (15ª Jornada)


Marcha no Marcador
13' - 1x0 (Rodrigo)
53' - 2x0 (Ezequiel Garay)

1ª Parte
Apesar dos sistemas táticos diferentes, viram-se abordagens a nível defensivo muito semelhantes no que diz respeito à pressão. O Benfica tentava dificultar ao máximo as primeiras fases de construção com Enzo a desempenhar um papel importante ao fechar a zona de Fernando, limitando sempre as opções da linha defensiva onde os centrais eram pressionados por Rodrigo e Lima. Do outro lado, o Porto pressionava alto a defesa do Benfica com Jackson e o extremo do lado da bola a subirem ao portador da bola, e um dos médios (mais Carlos Eduardo) a ajudar quando necessário, o extremo do lado contrário fechava por vezes em zonas interiores para assegurar a consistência do setor médio. Ofensivamente viu-se um Benfica mais vocacionado para as transições ofensivas, tentando tirar proveito da velocidade dos homens da frente para explorar o posicionamento ofensivo do Porto devido ao seu ataque posicional em que os laterais subiam no terreno. Acabou por ser uma primeira parte equilibrada com poucas oportunidades para ambos os lados em que o Benfica foi mais eficaz ao fazer o golo.

2ª Parte
Não se esperavam alterações do lado do Benfica e Paulo Fonseca decidiu deixar tudo na mesma depois do intervalo pelo que também não se verificaram alterações estratégicas muito grandes. O segundo golo nasce de um canto e logo aos 53', altura em que Paulo Fonseca decide lançar em campo Quaresma, jogador que já era esperado por muitos ao intervalo mas que ainda mantinha muitas dúvidas acerca da sua forma. O jogo manteve-se sempre muito disputado e Josué ainda rendeu Lucho do lado do Porto mas as coisas complicaram-se bastante para a equipa de Paulo Fonseca com a expulsão de Danilo, com Varela a ficar responsável por todo o corredor direito e Quaresma a passar para o lado esquerdo. Por esta altura e dadas as condicionantes, não se adivinhavam alterações no resultado e o jogo continuou sem grandes surpresas.

Substituições
53' - Entra Ricardo Quaresma para o lugar de Licá. Quaresma vai para o lado direito e Varela passa para extremo esquerdo.
70' - Entra Josué para o lugar de Lucho González. Troca direta.
84' - Entra Jardel para o lugar de Ezequiel Garay. Troca direta.
86' - Entra Rúben Amorim para o lugar de Rodrigo. Enzo Pérez passa para segundo avançado e Rúben Amorim completa o meio campo.


Arbitro: Artur Soares Dias

Cartões Amarelos: Jackson Martínez (57'), Ricardo Quaresma (58'), Nemanja Matic (59'), Danilo (61' e 75'), Lucho González (69'), Fernando (88') e Enzo Pérez (93').

Cartão Vermelho: Danilo (75').

Assistência: 62508 (Estádio Sport Lisboa e Benfica)

Clima: Chuva

Sem comentários:

Enviar um comentário