domingo, 18 de maio de 2014

Taça de Portugal - Benfica 1 x 0 Rio Ave (Final)


Marcha no Marcador
20' - 1x0 (Nicolás Gaitán)

1ª Parte
O Benfica traduziu o seu favoritismo com uma estratégia dominadora, claramente em ataque posicional, chegando mesmo, em algumas ocasiões, evitando o contra-ataque para esperar por mais unidades para suportar o ataque. Os laterais tiveram um posicionamento muito ofensivo com Rúben Amorim a ocupar o espaço atrás (primordialmente no lado esquerdo) e com os médios ala a entrarem no corredor central, assegurando assim uma ocupação racional do espaço no meio campo ofensivo o que dificultou muito as transições ofensivas do Rio Ave. Defensivamente foram muito pressionantes, num bloco médio / alto, conscientes do perigo das transições do adversário. O Rio Ave jogou com um bloco baixo, defendendo no seu próprio meio campo e preocupando-se muito em fechar as zonas onde estava a bola, deixando o corredor lateral contrário aberto (algo que não foi aproveitado eficientemente pelo Benfica). Tentavam sempre que possível sair em contra-ataque, não tendo capacidade para construir desde trás devido à ação defensiva do Benfica. O resultado ao intervalo é visto com naturalidade dada a superioridade do Benfica, não só em termos de posse de bola mas também em termos de oportunidades.

2ª Parte
Não havendo alterações ao intervalo, ambas as equipas entraram em campo de forma completamente diferente. Talvez por indicações estratégicas, talvez por influência das ações do adversário ou talvez por ambas as razões, o Rio Ave subiu o seu bloco e começou a controlar mais a bola, jogando no meio campo ofensivo enquanto o Benfica descia as suas linhas e pressionava cada vez menos no processo defensivo, dando muito espaço aos jogadores do Rio Ave. O primeiro treinador a mexer na equipa foi Jorge Jesus que colocou André Gomes por Rúben Amorim, com a equipa a não melhorar o seu rendimento. Todas as substituições subsequentes tiveram mais o objectivo de refrescar as equipas que alterações estratégicas, uma vez que as equipas mantiveram as tendências de jogo verificadas após o intervalo até ao final do jogo. O Rio Ave dispôs de algumas oportunidades para empatar o jogo, sem terem sido eficazes contra uma equipa que acusou algum desgaste no final do jogo, com uma longa época a começar a pesar, juntamente com uma ação defensiva muito agressiva na primeira parte que poderá igualmente ter desgastado muito a equipa. Pelo que o Rio Ave fez na segunda parte, ao contrário de todas as expectativas que houvessem ao intervalo, poderiam ter feito o golo do empate sem que se considerasse o mesmo injusto perante o que foi feito na segunda parte.

Substituições
56' - Entra André Gomes para o lugar de Rúben Amorim. Troca direta.
66' - Entra Lazar Markovic para o lugar de Rodrigo. Gaitán passa para segundo avançado e Markovic fica a médio ala esquerdo.
77' - Entra Diego Lopes para o lugar de Rúben Ribeiro. Troca direta.
80' - Entra Ahmed Hassan para o lugar de Pedro Santos. Braga passa para extremo esquerdo, Ukra para extremo direito e Hassan fica como ponta de lança.
87' - Entra Óscar Cardozo para o lugar de Nicolás Gaitán. Cardozo fica como ponta de lança e Lima desce para segundo avançado.
89' - Entra André Vilas Boas para o lugar de Braga. Diego passa para extremo esquerdo, Tarantini sobe para a posição dez e Vilas Boas fica a jogar a médio centro.
 


Árbitro: Carlos Xistra

Cartões Amarelos: Pedro Santos (29'), Rúben Ribeiro (45'), Lima (54') e Braga (58').

Cartão Vermelho: Lionn (após o final do jogo).

Clima: Céu limpo

Sem comentários:

Enviar um comentário